02/10/2017 às 08:24, Atualizado em 02/10/2017 às 08:53

Cães e gatos são imunizados no dia “D” de Vacinação contra raiva

Dois postos foram montados em Batayporã para garantir a imunização dos animais

Mais de 1.100 animais foram vacinados no dia “D”

A atenção no último sábado, 30 de setembro, foi voltada para os animais de estimação. Isso porque a Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância Sanitária, promoveu o dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos.

Para que a ação fosse realizada, foram montados dois postos de vacinação no perímetro urbano, que funcionaram das 7h às 16h. Os profissionais da saúde trabalharam sem parar para garantir a imunização dos animais.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Gutemberg Nogueira, um total de 1.157 animais foram vacinados no último sábado, sendo 1.025 cães e 132 gatos. “A vacinação antirrábica é importante, uma vez que continua sendo uma das principais ações de controle de raiva em áreas urbanas”, destacou.

Campanha prossegue em Batayporã enquanto durar o estoque de doses. Fotos: Assessoria PMB

Nogueira alertou ainda que a raiva é uma doença perigosa que precisa ser evitada e, que a campanha prossegue em Batayporã enquanto durar o estoque de doses. A expectativa da Vigilância Sanitária é chegar a 100% de vacinas aplicadas.

Quem não conseguiu vacinar os animais no dia “D” poderá dirigir-se à Secretaria Municipal de Saúde e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) para a retirada das doses, no período das 7h às 13h.

Conforme o Coordenador de Vigilância Sanitária, a partir do dia 10 de outubro, as equipes estarão realizando a vacinação dos animais na zona rural do município.