26/09/2017 às 12:32, Atualizado em 26/09/2017 às 12:37

Campanha de vacinação antirrábica acontece neste sábado em Batayporã

Cb image default
A imunização é importante para manter a doença sob controle.  Foto: Divulgação

A raiva é uma doença viral contagiosa que pode afetar animais com quase 100% de mortalidade e pode ser transmitida ao homem através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente através da mordida. A melhor forma de controle da doença é a prevenção.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária, promove no próximo sábado (30) o dia “D” de vacinação antirrábica em cães e gatos. A campanha tem como objetivo manter o controle da doença no município.

A ação preventiva contará com dois pontos estratégicos, sendo as unidades locais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Gutemberg Nogueira, apesar de incomum, a raiva é uma doença perigosa e os cuidados com os cães e gatos não pode ser negligenciado. “Manter a carteira de vacinação atualizada é fundamental para a saúde do animal”, sublinhou.

Para facilitar o processo, recomenda-se levar os cães, principalmente os de grande porte, contidos por corrente ou guia e, de preferência conduzidos por adultos, a fim de evitar acidentes e estresse dos animais. Será necessário apresentar a carteira de vacinação do animal.