28/03/2018 às 12:03, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã será beneficiada com Centro de Comercialização da Agricultura

Prefeito Jorge Takahashi participou na assinatura de celebração de convênio

Para melhorar as condições de trabalho e os ganhos para os pequenos produtores rurais, o município de Batayporã será beneficiado com a construção de um Centro de Comercialização da Agricultura. Os investimentos para reforço à atuação da classe agricultora familiar foram confirmados pelo Governo do Estado.

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (27), o governador Reinaldo Azambuja e os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet selaram parceria que garante R$ 10 milhões para o fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. O recurso será utilizado para compra de equipamentos agrícolas e construção de centrais de comercialização de produtos em outros 11 municípios.

Desse montante, Batayporã será contemplada com R$ 250 mil para a melhoria na Feira do Produtor, como a cobertura do espaço, oferecendo aos agricultores familiares um local adequado para a comercialização dos produtos, bem como aos consumidores para comprar e consumir os alimentos.

Presente no ato de assinatura da celebração de convênio, o prefeito Jorge Takahashi afirmou que esse investimento se soma a outros esforços que a administração municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, está realizando para fortalecer a agricultura familiar no município.

“A agricultura familiar desempenha um papel importante na economia de Batayporã e, dar condições para que essas famílias permaneçam no campo é uma das melhores formas de combater a pobreza e garantir a produção de alimentos saudáveis”, frisou o Gestor ao ressaltar as parcerias viabilizadas com o Governo do Estado para impulsionar o setor.

Fotos: Chico Ribeiro

Takahashi destacou a atuação dos deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet. “Quando em visita ao nosso município para a entrega de patrulha mecanizada em setembro passado, os deputados assumiram o compromisso de modernizar a Feira do Produtor e, hoje estão cumprindo aquilo que prometeram em parceria com o Governo do Estado”, pontuou.

Durante a solenidade, o governador Reinaldo Azambuja destacou que o trabalho em conjunto com os deputados federais fortalece as associações e cooperativas de pequenos agricultores dos municípios. “Com as centrais de distribuição eles terão mais competitividade e acesso ao mercado. Assim vamos fixar o agricultor familiar no campo”, explicou.

A coordenadora de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ariani Moanly Garcia Monteiro, informou que os recursos já estão garantidos e as construções das centrais ficarão a cargo de cada município. O prazo para as prefeituras protocolarem os projetos na Semagro para então poder iniciar o processo licitatório e depois dar início a construção da obra encerra no dia 31 de maio deste ano.

A solenidade também foi acompanhada pelo titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck; pelos deputados estaduais Enelvo Felini e João Grandão, pelos coordenadores municipais José de Oliveira (Agricultura Familiar) e Jorge Alberto (Pecuária e Agricultura), pelo diretor do Departamento Municipal de Projetos, Sidney Olegário, além de autoridades de outros municípios e técnicos ligados à área.