Publicado em 20/08/2022 às 12:24, Atualizado em 20/08/2022 às 16:27

Seminários técnicos iniciam programação da Festa do Agricultor em Batayporã

Durante a manhã, parceria com a Agraer proporcionou palestras de especialistas sobre cultura da mandioca e olericultura

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Cb image default
Rama da mandioca: especialista desvenda segredos para o cultivo eficiente. Foto: Prefeitura de Batayporã.

A Prefeitura de Batayporã e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) promoveram neste sábado (20) palestras especializadas sobre a cultura da mandioca e olericultura para agricultores familiares. O evento ocorreu durante a manhã no Núcleo Urbano dos Assentamentos.

Inicialmente, o técnico da Agraer de Ivinhema, José Simeão do Nascimento apresentou tópicos como utilização de implementos, preparo do solo, condições climáticas, épocas de plantio, variedades, produtividade e renda do cultivo da mandioca.

Na sequência, a engenheira agrônoma Amanda Pereira dos Santos, da Agraer de Batayporã, abordou aspectos como localização, produção das mudas, adubação, cobertura do solo, espaçamento para plantio, dentre outros. “Eu me criei aqui nesses assentamentos, então é muito gratificante retornar e, com a minha formação, contribuir com os nossos produtores”, ressaltou Amanda.

Cb image default
Engenheira agrônoma explanou sobre olericultura com foco no perfil de produção da região. Foto: Prefeitura de Batayporã.

Projetos

Durante as palestras, o coordenador regional da Agraer, Sandro Henrique Polloni, e o secretário municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Renan Bom, destacaram o alinhamento de ações entre a Prefeitura e a agência para fomentar a inclusão de agricultores familiares locais no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Eu acredito que essa parceria tem muito a contribuir. O PNAE é uma possibilidade de venda certa para os produtores e com preço garantido. Agora, com mais profissionais envolvidos, a exemplo da Amanda, na questão da olericultura, podemos engajar mais pessoas nas capacitações e no acompanhamento técnico”, destacou Bom.

Festa do Agricultor

A Festa do Agricultor segue à noite com programação extensa. O palco será aberto com apresentações locais e, em seguida, receberá os shows das duplas Gilberto e Gilmar e Victor Gregório e Marco Aurélio. A Prefeitura disponibilizará ônibus para transportar o público para o Assentamento São Luís às 19h. O ponto de saída e de volta é a Feira do Produtor, na Avenida Brasil.

Cb image default