20/09/2019 às 13:09, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

3º Encontro Técnico da Soja discute a importância da cultura no Estado

A terceira edição do Encontro Técnico da Cultura da Soja trouxe um amplo debate sobre a importância de discutir alternativas para a produção da cultura em Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (19), em Batayporã, e reuniu produtores, técnicos do setor agrícola, estudantes das áreas de ciências agrárias e empresários.

O encontro, realizado no Sindicato Rural, foi aberto pelo prefeito Jorge Takahashi, que também é agricultor, que salientou que tem feito gestões na busca de incentivar os produtores e afirmou que só o conhecimento é o caminho para mudar os rumos do setor.

“Nosso município é um grande produtor de grãos, por isso a nossa preocupação em trazer alternativas para os agricultores, por meio de ações como essa que traz conhecimento e estimula o debate técnico sobre a agricultura sustentável”, pontuou o Chefe do Executivo.

O ato de abertura também foi reforçado pelas presenças do secretário de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA), Sidney Olegário; do presidente do Sindicato Rural, Altamir Ramos; e do vereador Cacildo Paião, no ato representando o Legislativo Municipal.

Após os discursos das autoridades, o titular da SODETA, Sidney Olegário, fez uma explanação das atribuições da secretaria e das ações desenvolvidas nos últimos meses em benefício dos agricultores e da população de modo geral.

Na oportunidade, Olegário anunciou que será realizado estudos para a construção de um galpão para armazenamento de embalagens vazias de defensivos agrícolas (agrotóxicos). “O Prefeito já fez a doação da área e agora vamos contatar os órgãos competentes e empresas para uma possível parceria para a construção. Uma iniciativa que irá somar às várias ações a favor do produtor, e que certamente contribuirá com um importante ciclo que traz benefícios ambientais”, observou.

Na sequência, o diretor executivo da Aprosoja-MS, Frederico Azevedo e Silva palestrou sobre a importância da soja no Estado, abordando a evolução da produção, as condições para a próxima safra e trazendo todas as informações necessárias para o plantio e colheita.

Fotos: Assessoria PMB

O palestrante discorreu ainda sobre o perfil produtivo de Batayporã, que segundo dados da Aprosoja/M, conta atualmente com 163 produtores.

O Encontro Técnico da Cultura da Soja é uma realização da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA), em parceria com o Sindicato Rural e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

A iniciativa de reunir os produtores rurais do município teve início no ano de 2017, quando se realizou o primeiro encontro. Muito bem recebido pelos participantes, o evento busca contribuir para a expansão dos negócios dos produtores e ampliar a produtividade da cultura no município, bem como dar visibilidade a assuntos que incentivem a produção agrícola e garantam a sustentabilidade no ambiente trabalhado.

O evento, coordenado pelo assessor do setor de Agricultura, Jorge Rodrigues (Boxexa), também foi destacado pelos vereadores Máximo Carlos, Denise Pesqueira e Samuel Macedo; e por representantes das empresas parceiras AC Plan Agro Ambiental, Banco do Brasil, Bio Rural, Bata Online, Ciarama Máquinas, Cocamar, Copasul, Jangada, Posto Tigrão, Result Organizações Comerciais, Toninho Poços, Nortox e Tratornan.