09/03/2023 às 11:24, Atualizado em 09/03/2023 às 11:27

Sem custos, inseminações com raças de alta performance já são realidade em rebanhos de Batayporã

Através de parceria entre Conafer e Prefeitura, Programa +Pecuária Brasil atende sete propriedades locais e visa aprimorar produção leiteira

Parceria: veterinários da Conafer e da Prefeitura monitoram saúde dos animais. Foto: Maicon Araújo/ Prefeitura de Batayporã.

Melhoramento genético a partir da inseminação de raças bovinas de alto desempenho. Esse é o objetivo do programa +Pecuária Brasil, da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, a Conafer, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Batayporã sem custos aos participantes.

No município, a iniciativa é realidade desde 2022 e, recentemente, após mapeamento, sete propriedades que atendem os pré-requisitos do programa já recebem equipe técnica para realizar a inseminação dos animais. O trabalho é feito por um médico veterinário da Conafer, que conta com o apoio do profissional do município, Paulo Prestes.

Em Batayporã, as primeiras inseminações foram de gado leiteiro. O pecuarista familiar Cláudio Antônio dos Santos, proprietário de um rebanho com 50 cabeças, das quais 28 produzem diariamente, teve oito vacas inseminadas. Cláudio conta que, assim que soube do programa, buscou orientação por meio do profissional da Prefeitura.

“Eu conversei com o Paulo [médico veterinário] e fui ver como fazia para entrar no programa. É muito bom. A gente espera um produto melhor, é um resultado para o futuro, que incentiva a leiteria”, afirmou. Atualmente, a produção diária na propriedade gira em torno dos 130 litros.

O responsável técnico da Conafer, Cézar Augusto Bullio Junior, explica que são necessários cuidados no período pré e pós-inseminação, a exemplo do implante de hormônios. A finaldiade das aplicações é garantir que o ciclo reprodutivo das vacas fique alinhado e as inseminações sejam realizadas no mesmo dia.

Antes dos implantes hormonais, ultrassom ajuda a garantir segurança do procedimento. Foto: Maicon Araújo/ Prefeitura de Batayporã.

“Começamos fazendo a aplicação de um implante mais o hormônio estradiol, que zera a onda folicular da vaca para começarmos uma nova onda. Sete dias após o implante, ele é retirado e são adicionados mais três hormônios, que são o ECG, o LH, que é o hormônio luteinizante e o cipionato de estradiol, o ECP”, detalhou o médico veterinário.

O preparo não se limita aos implantes. Conforme complementou o médico veterinário do município, há cuidados com o ambiente. “Os proprietários são orientados a organizarem o espaço utilizando lonas e deixando o campo limpo. Esses procedimentos são prescritos pela Conafer e ajudam na hora da inseminação, principalmente para garantir eficácia”, descreveu Paulo Prestes.

Incentivo

Para o prefeito Germino Roz, a parceria é um incentivo significativo. “Todos nós sabemos que os custos para aquisição do material e a contratação do profissional para realizar as inseminações não são baixos. Quando tivemos a oportunidade de aderir ao +Pecuária, somamos esforços para que correspondêssemos aos critérios. Os benefícios para os produtores são significativos, com um gado fortalecido, a produção aumenta. É um investimento maciço e totalmente acessível, gratuito. Graças ao esforço de todos, não perdemos a oportunidade e, em breve, sete famílias serão as primeiras a colher esses resultados”, analisou o chefe do Executivo.

+Pecuária Brasil

Atualmente, o +Pecuária Brasil está presente em todas as regiões do País. A iniciativa consiste em proporcionar a inseminação de rebanhos com sêmen de raças de gado de alta performance nos segmentos leiteiro e de corte. O programa também compreende protocolos e logística. Segundo a Conafer, já são quase 3 mil cidades com acordos técnicos de cooperação assinados. O objetivo da ação é impulsionar o desenvolvimento econômico elevando a qualidade e produtividade dos rebanhos.