16/04/2018 às 10:07, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Município firma convênio com Instituto de Protestos de MS para reduzir inadimplência

Prefeito ressaltou a importância de estabelecer mecanismos para melhorar a arrecadação. Foto: Assessoria PMB

Um convênio entre a Prefeitura de Batayporã e o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – IEPTB, Secção MS, vai agilizar o processo de cobrança de valores inscritos em Dívida Ativa. A ação tornará mais ágil o protesto dos contribuintes em débito, sem custos extras para o município.

O objetivo é incentivar regularização tributária, diminuir os índices de inadimplência, além de melhorar a arrecadação municipal, aplicando esses recursos na expansão e melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

Para que a medida seja de fato efetivada, o responsável pelo Setor de Tributação da Prefeitura, Mário Rodrigues, passou por um treinamento do sistema IEPTB-MS, coordenado pelo analista comercial, Elynton Souza.

Na ocasião, Souza reuniu-se com o Chefe do Executivo e explanou sobre a utilização do sistema, bem como os resultados positivos que a Prefeitura irá obter com a cobrança via Protesto.

Para o prefeito Jorge Takahashi, na atual situação financeira enfrentada pelo município é importante estabelecer mecanismos para melhorar a arrecadação. “Estamos buscando formas de atingir o equilíbrio financeiro e aumentar a arrecadação sem elevar os impostos e, a cobrança dos valores inscritos na Dívida Ativa se insere nesse contexto”, afirmou o Gestor.

O convênio permite ao Município agir com maior rigidez em relação aos contribuintes que deixam de cumprir as suas responsabilidades tributárias, melhorando a arrecadação e atuando para reduzir os índices de inadimplência.