07/12/2021 às 10:47, Atualizado em 07/12/2021 às 11:57

Assistência Social de Batayporã é contemplada com o Prêmio Mariluce Bittar de boas práticas

Trabalho desenvolvido por psicóloga do CRAS levou o terceiro lugar na categoria Serviços Socioassistenciais

Da esq. para a dir., psicóloga Tatiane Rodrigues, secretária Elisa Nobre, secretária Maynara Wruck, e vice-prefeito Cacildo Paião. Equipe de Batayporã destacou empenho da rede. Foto: Monique Alves.

Na última segunda-feira (06), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Batayporã arrematou o terceiro lugar no Prêmio Mariluce Bittar, promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), e que reconhece boas práticas na área. O município concorreu na categoria Serviços Socioassistenciais com o relato de prática “Caixa Conversa” – Desvendando Demandas no CRAS, de autoria da psicóloga Tatiane Rodrigues.

A profissional esteve acompanhada da secretária Maynara Wruck, e do vice-prefeito, Cacildo Paião, em solenidade promovida no auditório da Governadoria, em Campo Grande. A cerimônia foi conduzida pela titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, e também contou com a presença do senador pelo estado do Acre, Márcio Bittar, irmão de Mariluce Bittar, assistente social e professora de carreira notória homenageada com a iniciativa do prêmio.

Para Tatiane, que ainda arrematou o incentivo de R$ 2 mil reais, o reconhecimento fortalece o aprimoramento da rede municipal. “Foi uma emoção muito grande. Fico muito feliz em traduzir com o meu trabalho o empenho de toda a equipe e da gestão, que muito tem nos apoiado. Com certeza a premiação demonstra nosso potencial e nos motiva a trabalhar sempre com muito profissionalismo, empatia e responsabilidade”, analisou a psicóloga.

Relato

O relato aborda os desafios para a prática psicológica dentro do CRAS diante do contexto da pandemia de Covid-19, no período de setembro de 2020 a julho de 2021. Em suma, o trabalho, que é fundamentado pela Psicologia Social e Comunitária, consistiu na promoção da ‘convivência, reflexão e ação’ entre os usuários do Cras, principalmente os que solicitaram auxílio com benefícios.

Individualmente, os usuários foram convidados a sortear um dos temas da Caixa Conversa, como por exemplo, dificuldades, amizade, convivência, confiança, força, oportunidade, saudade, dentre outros. A partir da palavra-chave, os mesmos foram estimulados a refletir sobre as experiências vivenciadas e externalizar sentimentos.