19/12/2021 às 12:43, Atualizado em 19/12/2021 às 14:12

Assistência Social encerra ano de trabalho com jantar do Conviver, atividades para beneficiários e campanha 16 Dias

Evento teve ministração espiritual, sorteio de brindes e show musical. Foto: Prefeitura de Batayporã

Na última semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Batayporã promoveu atividades especiais de encerramento do ano de trabalho nos diversos serviços, a exemplo do projeto Conviver, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), dentre outros.

O Centro de Convivência do Idoso Eliza Soares da Cruz realizou jantar para idosos e familiares com ampla programação. O evento contou com ministração do padre Everton dos Santos, da Paróquia Santo Antônio de Pádua, sorteio de brindes e rifa beneficente, apresentações de dança e show de forró com o Grupo Avante. Cerca de 300 pessoas participaram da festividade.

Prefeito Germino destacou momento de reencontros e compromisso com a vacinação. Foto: Prefeitura de Batayporã

“Esses momentos de confraternização são essenciais porque possibilitam reencontros. Passamos um período de muitas restrições e é muito bom celebrarmos as conquistas. Nossos idosos merecem esse cuidado. Continuamos empenhados em proporcionar qualidade de vida a eles. Destaco também a necessidade de nos mantermos atentos e em dia com a vacinação contra Covid-19, que nos permitiu atividades como essa”, analisou o prefeito Germino Roz.

Já o Cras promoveu encontro com as beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, que participaram do encerramento da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, 16 Dias de Ativismo. A atividade foi conduzida pela coordenadora de políticas públicas para as mulheres, Simone França, e contou com a participação das advogadas Cleonice da Costa Farias Santos e Isabel da Silva Rodrigues de Almeida, integrantes da comissão “OAB por Elas”, da 7ª subseção em Nova Andradina.

Secretária enfatizou o trabalho de todas as equipes da rede. Foto: Prefeitura de Batayporã

A intervenção das profissionais enfatizou informações sobre a Lei Maria da Penha, que criminaliza toda violência doméstica e intrafamiliar. A equipe do Cras complementou a palestra com orientações sobre a transição do programa Bolsa Família para o Auxílio Brasil. Houve ainda o sorteio de brindes e confraternização com café da manhã.

O serviço realizou ainda o encerramento dos grupos de acompanhamento de mulheres e gestantes, ambos coordenados pela psicóloga Viviam Simões Garbelini, que desenvolveu uma série de dinâmicas sobre vínculos afetivos.

Grupos de gestantes e de mulheres contaram com serviços socioassistenciais e de apoio psicológico. Foto: Prefeitura de Batayporã

Além das atividades com ênfase na autoestima e qualidade de vida ministradas para os dois grupos, as gestantes também contaram com orientações sobre o período de parto e pós-parto. Após o nascimento dos bebês, as participantes estão aptas a solicitar mediante apresentação do registro, kit bebê com itens essenciais para iniciar os cuidados das crianças.

“Nós tivemos atividades especiais em cada serviço da rede e vemos o empenho das equipes em proporcionar não apenas a eficiência, mas acolhimento e humanização diante das demandas dos usuários. Tivemos muitos aprendizados e temos boas expectativas para 2022”, analisou a secretária Maynara Wruck.