Publicado em 17/05/2022 às 11:55, Atualizado em 17/05/2022 às 16:03

Batayporã inicia campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Estratégia visa sensibilizar o público e encorajar denúncias; ações informativas e atos simbólicos marcam programação

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Cb image default
Coordenadora da Comcex reforçou mecanismos de denúncia e apresentou panorama da campanha. Foto: Câmara Municipal

A Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes (Comcex) de Batayporã realizou durante sessão da Câmara Municipal, na última segunda-feira (16), a abertura oficial da campanha Faça Bonito 2022. Na ocasião, a assistente social e coordenadora da Comcex, Letícia Giovani, esclareceu os objetivos da estratégia e as ações que serão desenvolvidas nos próximos dias.

Conforme explicou a profissional, o engajamento do público é fundamental para o sucesso da campanha. “Precisamos trazer a discussão para denunciarmos e fazermos o que é correto para as nossas crianças e adolescentes”, enfatizou Letícia. Além do Disque 100, em Batayporã, é possível acionar o Conselho Tutelar – (67) 99284 9955, Polícia Civil e Polícia Militar. Em todos os serviços o anonimato é garantido.

A campanha é marcada pela mobilização de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data remete ao crime bárbaro conhecido como “caso Araceli”. Araceli era uma menina de oito anos, moradora de Vitória (ES). A criança foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média da cidade. Os envolvidos no crime hediondo nunca foram punidos.

“O desenho da flor laranja, que é o símbolo da campanha, remete aos desenhos da infância, e à fragilidade da criança, assim como a da flor”, acrescentou a profissional. A assistente social explanou ainda as quatro dimensões da violência sexual contra crianças e adolescentes: prostituição (abuso), pornografia, tráfico e turismo de exploração sexual. “É preciso lembrar que a criança ou o adolescente não se prostitui. Eles são explorados”, ressaltou.

Ações

Somadas às peças informativas divulgadas na imprensa local e redes sociais, a Comcex e os parceiros da campanha irão promover panfletagens, orientações, colagem de cartazes e palestras ao longo da semana. As atividades incluem a Apae e demais escolas municipais e estaduais, além do público presente no comércio.

Na quarta-feira (18), haverá entrevista com transmissão de vídeo ao vivo com a representante da Comcex, conselheiro tutelar Edjanio de Oliveira Leite e o delegado de Polícia Civil, Filipe Davanso. Será possível acompanhar a dinâmica pela página da Prefeitura no Facebook ou pelo link https://cidadefmbataypora.com/ .

O encerramento, no dia 20, terá ato simbólico no letreiro “Eu amo Batayporã”, ao lado da Lagoa do Sapo a partir das 9h, com parceiros da campanha e autoridades locais.