Publicado em 04/05/2023 às 09:54, Atualizado em 04/05/2023 às 14:06

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente recebe formação com sociólogo

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Grupo aprofundou conhecimentos sobre ferramenta de gestão. Foto: CMDCA

Os membros do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Batayporã receberam recentemente capacitação com o sociólogo Luiz Henrique Apollo, da QCP Consultoria. O profissional é pesquisador em governança, planejamento estratégico e gestão territorial.

A capacitação foi ofertada por meio do Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA), que tem dado suporte às ações do CMDCA e desenvolvido projetos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Conforme explicou a vice-presidente do CMDCA, Eliane Alves Costa, foram trabalhadas as cinco dimensões da chamada “régua da maturidade”, instrumento de acompanhamento de desempenho utilizado pelo VIA.

A ferramenta ajuda a observar questões de institucionalização e capacidade de planejamento estratégico do CMDCA; capacidade de entender problemas e propor soluções; capacidade de gestão financeira e capacitação de recursos; monitoramento de instituições e ações realizadas; e articulação e mobilização.

Além dos conselheiros, representantes das secretarias de Assistência Social, de Educação, e de Administração participaram da capacitação juntamente com membros da Associação de Pais e Mestres (APM) das escolas estaduais Brás Sinigáglia e Jan Antonin Bata.

“Esses momentos são muito importantes porque nos ajudam a alinhar novas ações e aperfeiçoar o trabalho que o CMDCA já vem realizando. Ficamos gratos pela participação de todos e pelo apoio do VIA, que tem disponibilizado um grande apoio técnico”, analisou Eliane.