Publicado em 24/04/2023 às 11:55, Atualizado em 24/04/2023 às 21:38

Palestra com defensor público inicia grupo da Rede Socioassistencial para beneficiários do BPC/LOAS

Desenvolvida pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), iniciativa visa dar suporte aos responsáveis por pessoas com deficiência

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Defensor explanou principais pontos do benefício e sanou dúvidas dos participantes. Foto: SMAS.

A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Batayporã iniciou nesta segunda-feira (24) as atividades do grupo de trabalho voltado aos curadores/ responsáveis por pessoas beneficiárias do BPC/LOAS (Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência).

Durante a manhã, o defensor público Marcel Leonardo Gaio ministrou para cerca de 50 participantes a palestra “O papel e responsabilidades do curador/responsável legal dos beneficiários do BPC/LOAS”. Além das explicações básicas sobre o benefício, o momento visou sanar dúvidas dos responsáveis e fortalecer o diálogo com a Rede Socioassistencial.

“Esse foi o nosso primeiro encontro. Antes da palestra, a equipe realizou visitas domiciliares para convidar os curadores. Ainda teremos uma série de encontros, com parcerias que nos auxiliem com a demanda do nosso público, a exemplo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)”, detalhou a psicóloga Mirian Teixeira, que coordena o trabalho juntamente com a pedagoga Aparecida Dezanetti.

Equipe multidisciplinar visa trabalho integrado da Rede Socioassistencial. Foto: SMAS.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Maynara Wruck, a gestão do grupo demonstra a preocupação da equipe com os diferentes públicos assistidos pela Proteção Social Básica. “É uma iniciativa inovadora. As pessoas com deficiência e seus responsáveis merecem um acompanhamento próximo. Muitas vezes, elas não têm informações o suficiente e esses momentos são fundamentais”, analisou a secretária.

Maynara ainda agradeceu a parceria da Defensoria Pública. “Por meio do dr. Marcel, agradeço a toda a equipe, que está sempre disposta a nos auxiliar e muito contribui com a nossa rede”, finalizou.

BPC/LOAS

Conforme explica o Governo Federal, o BPC/LOAS consiste em "benefício de um salário mínimo por mês para a pessoa com deficiência e que comprove ser baixa renda. Por ser assistencial, para ter direito ao benefício não é necessário ter contribuído para o INSS. No entanto, o benefício não dá direito ao 13º salário e não deixa pensão por morte.”

Secretária Maynara Wruck elogiou a equipe e agradeceu parceria da Defensoria Pública. Foto: SMAS.