02/06/2023 às 11:49, Atualizado em 02/06/2023 às 12:18

Prefeitura segue acompanhando comunidades ribeirinhas e atende 19 famílias afetadas por cheia do Rio Paraná

Equipes da Assistência Social e da Defesa Civil estiveram na região do Porto São João nesta sexta-feira (02)

Servidores atenderam comunidade em estabelecimento comercial no Porto São João. Foto: Prefeitura de Batayporã.

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Coordenação da Defesa Civil Municipal, continua o acompanhamento de famílias impactadas pelas cheias do Rio Paraná na região do Porto São João. Nesta sexta-feira (02), servidores públicos estiveram na localidade para realizar atendimentos.

Conforme informou a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Denise Pesqueira, 19 famílias foram assistidas pelas equipes com a distribuição de cestas básicas e cobertores, além do atendimento para verificação de necessidades específicas da população. “Nós conversamos com cada família, buscamos ter um panorama individualizado para continuarmos as intervenções”, explicou.

As equipes ainda promoveram o cadastramento e atualização do CadÚnico (Cadastro Único). “É um instrumento importantíssimo para que as pessoas possam acessar e manter benefícios sociais. Essa atualização também nos ajuda a direcionarmos as políticas públicas”, complementou Denise.

Cadastramento e atualização do CadÚnico estão entre prioridades da equipe do Cras. Foto: Prefeitura de Batayporã.

De acordo com o bombeiro militar e coordenador municipal da Defesa Civil de Batayporã, Gilberto Batista dos Santos, o trabalho vai ao encontro das necessidades ocasionadas pela cheia do Rio Paraná, que tem atingido diretamente essas comunidades e também os moradores de fazendas localizadas na mesma região.

“A situação chegou a ficar mais estável porque tivemos uma estiagem recente, mas os moradores ainda sentem o impacto da cheia”, analisou Santos. Com a alta do nível do rio, a pesca e as lavouras cultivadas nas ilhas e fazendas ficam comprometidas. O cenário se deve à vazão das comportas da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, no município de Rosana (SP). “Estamos em constante monitoramento, principalmente para garantir a segurança dessas famílias”, finalizou o coordenador.

Moradores de ilhas e fazendas próximas ao porto também compareceram para atendimento. Foto: Prefeitura de Batayporã.