02/05/2019 às 09:25, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã debate os desafios do envelhecimento na II Conferência da Pessoa Idosa

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a expectativa de vida no país é de 76 anos. Porém, não basta viver mais, é preciso viver melhor. Nesse sentido, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveram na última terça-feira, 30 de abril, a II Conferência de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Batayporã.

A iniciativa colocou em diálogo políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas. O encontro ocorreu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e reuniu idosos, profissionais ligados à assistência social e saúde, organizações sociais e agentes governamentais.

O tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas” foi estruturado em quatro eixos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, com Subeixos em Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; Educação; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e Os Conselhos de Direitos.

O evento foi aberto pela presidente Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Aparecida Dezanetti, que destacou a importância da Conferência como um instrumento democrático para a construção das políticas públicas para a população idosa. “O tema da Conferência é o reconhecimento do poder que a pessoa idosa tem de direcionar a política que visa diretamente a contemplar seus anseios e objetivos de vida”, ressaltou.

Ao representar o prefeito Jorge Takahashi, o secretário de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Sidney Olegário, justificou a ausência do Chefe do Executivo e ressaltou a importância da melhor idade para a construção de cidadania na sociedade e a atuação do Governo Municipal na garantia de um envelhecimento digno.

“Devemos às pessoas idosas a nossa humanidade, pois foram pessoas que construíram as bases para estarmos aqui. Pensar em políticas públicas para a população idosa é assegurar que exista a transformação social, garantindo o desenvolvimento humano e a promoção de igualdades”.

Para a secretária de Assistência Social, Leia Maria, o país está envelhecendo e as ações devem estar em consonância com a realidade. “O número de pessoas idosas vem crescendo, e precisamos correr para poder atendê-las no que elas têm de melhor e mais saudável, o desejo de viver com independência e autonomia. Por isso, a importância da Conferência e de manter a participação popular na discussão de políticas públicas para os próximos anos, como também manter os conselhos de direitos para que de fato essas políticas sejam efetivadas”, frisou ao ressaltar que as decisões na Secretaria de Assistência Social são tomadas em entendimento com os conselhos municipais.

A solenidade de abertura contou também com a presença da primeira-dama Cléia Valéria, do vice-presidente do Legislativo Municipal, Cacildo Paião; da vereadora Denise Pesqueira, e da coordenadora do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI), Iracy Rocha. O evento foi abrilhantado pela apresentação do Coral Vida Nova, formado por integrantes do Projeto Conviver.

Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, uma palestra magna em torno do tema central, foi ministrada por Liliam Veronese, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/MS.

A programação contou ainda com discussão de grupos; apresentação de propostas e eleição dos delegados que irão representar Batayporã na Conferência Estadual.

Fotos: Assessoria PMB

O evento foi reforçado pela presença de funcionários de toda a rede municipal de Assistência Social, incluindo as coordenadoras da Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Núcleo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes.