05/06/2018 às 11:07, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

CRAS aborda planejamento familiar em oficina

Ação teve como proposta estimular as mulheres a fazer um planejamento melhor.  Foto: PMB/CRAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Batayporã, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu na última semana mais um encontro da Oficina de Convivência “Mulheres em Ação”.

Na ocasião, foi ministrada uma palestra com o tema “Planejamento Familiar”. A proposta foi fornecer subsídios para auxiliar as usuárias do serviço a planejar a chegada dos filhos, a prevenir gravidez indesejada e também ampliar as orientações, dicas e prevenções.

A enfermeira Larissa Lima Ruiz foi convidada para falar do assunto. A profissional orientou e conscientizou as participantes sobre métodos contraceptivos e serviços de saúde apropriados que permitam a vivência da sexualidade de forma saudável e seguros, bem como o planejamento de uma gravidez e parto nas condições adequadas.

Segundo a coordenadora do CRAS, Claudia Macedo, essa foi mais uma ação desenvolvida pelo serviço para estimular as mulheres a fazer um planejamento melhor. “Todas as pessoas tem o direito de decidir se terão ou não filhos, e nós temos o dever de oferecer acesso a recursos informativos, educacionais e técnicos que assegurem a prática do planejamento familiar”, afirmou.

Claudia ressaltou ainda que o Governo Municipal tem investido bastante no social, oportunizando acesso a cursos profissionalizantes e oficinas para a população.