09/12/2019 às 07:38, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Novos conselheiros tutelares são capacitados para assumir função em 2020

Os novos membros do Conselho Tutelar de Batayporã iniciaram mais uma etapa antes de serem empossados. Na última semana, titulares e suplentes participaram de uma formação técnica que teve como intuito empoderar os mesmos para assumir a função em janeiro de 2020.

A atividade foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência (SMAS).

A capacitação foi aberta pela Gestora em Assistência Social, Leia Maria, que frisou sobre a questão da ética do Conselheiro e suas atribuições, e ressaltou a importância do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para efetivação dos direitos da criança e do adolescente.

O prefeito Jorge Takahashi foi representado pelo secretário Sidney Olegário, que parabenizou os novos conselheiros tutelares pela missão conferida a eles e destacou a relevância de capacitar para que seja realizado um trabalho competente e com excelência. “A administração municipal tem buscado dar ferramentas de trabalho, capacitar e informar para que os servidores possam exercer a função com competência e responsabilidade, e com o Conselho Tutelar não é diferente”, frisou.

Durante dois dias de formação técnica, foram abordados temas que auxiliaram os novos conselheiros a compreender suas atribuições e competências na defesa dos direitos humanos das crianças e adolescentes do município, como doutrina da proteção integral e rede de proteção e políticas públicas para infância e adolescência.