Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

09/12/2019 às 07:38, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Novos conselheiros tutelares são capacitados para assumir função em 2020

Cb image default
Cb image default

Os novos membros do Conselho Tutelar de Batayporã iniciaram mais uma etapa antes de serem empossados. Na última semana, titulares e suplentes participaram de uma formação técnica que teve como intuito empoderar os mesmos para assumir a função em janeiro de 2020.

A atividade foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência (SMAS).

A capacitação foi aberta pela Gestora em Assistência Social, Leia Maria, que frisou sobre a questão da ética do Conselheiro e suas atribuições, e ressaltou a importância do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para efetivação dos direitos da criança e do adolescente.

Cb image default

O prefeito Jorge Takahashi foi representado pelo secretário Sidney Olegário, que parabenizou os novos conselheiros tutelares pela missão conferida a eles e destacou a relevância de capacitar para que seja realizado um trabalho competente e com excelência. “A administração municipal tem buscado dar ferramentas de trabalho, capacitar e informar para que os servidores possam exercer a função com competência e responsabilidade, e com o Conselho Tutelar não é diferente”, frisou.

Durante dois dias de formação técnica, foram abordados temas que auxiliaram os novos conselheiros a compreender suas atribuições e competências na defesa dos direitos humanos das crianças e adolescentes do município, como doutrina da proteção integral e rede de proteção e políticas públicas para infância e adolescência.