14/03/2017 às 16:55, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã discute novo sistema de coleta de resíduos sólidos

Takahashi destacou empenho do Governo Municipal em garantir a destinação correta dos resíduos sólidos

A Prefeitura de Batayporã realizou nesta terça-feira (14) audiência pública para discussão e apresentação dos estudos para a implantação do novo sistema de coleta e destino final de resíduos sólidos gerados no município.

Organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável e Departamento Municipal de Turismo e Meio Ambiente em conjunto com o Ministério Público e Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, o debate teve como objetivo definir as ações do Governo Municipal para a melhoria das condições de limpeza urbana, visando promover novos padrões de desenvolvimento sustentável.

A audiência reuniu representantes da sociedade civil organizada, estudantes e agentes públicos e ainda, foi reforçada pela promotora de Justiça da Comarca de Batayporã, Bianka Mendes; pelo engenheiro ambiental do Tribunal de Contas de MS, Fernando Silva Bernardes, e pela engenheira agrônoma, Darzisa Maria de Jesus, que na ocasião ministraram palestras com temas relacionados ao assunto.

Na abertura do evento, o prefeito Jorge Takahashi reiterou a intenção de promover ações para conscientizar a população sobre a importância da reutilização, redução e reciclagem de resíduos sólidos, aliando a educação ambiental ao planejamento. “Temos nos preocupado com a destinação correta dos resíduos, por isso estamos trabalhando para inovar nas alternativas de serviços públicos qualificados e alinhados com as políticas de preservação ambiental”, ressaltou.

Durante a audiência, o diretor do Departamento Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Marcos Barbosa Pereira, ressaltou a importância de levantar os variados aspectos do assunto, considerando as responsabilidades de cada um no processo de avanço. “Um dos maiores desafios dos municípios é o gerenciamento de resíduos sólidos. Por isso, é importante a integração da comunidade em geral na discussão sobre a responsabilidade do descarte correto dos resíduos”, salientou.

Com o apoio da Câmara de Vereadores, o evento contou ainda com a participação dos vereadores Denise Pesqueira e Germino Roz. Também estiveram presentes os secretários municipais Cláudio Casarotto (Agricultura e Desenvolvimento Sustentável), Cléia Valéria (Assistência Social) e Dilmo Teixeira (Administração, Finanças e Planejamento).

Engenheiro Ambiental do Tribunal de Contas abordou pontos relevantes sobre a gestão de resíduos sólidos. Fotos: Thiago Odeque/7ª Arte