Publicado em 02/09/2022 às 09:48, Atualizado em 02/09/2022 às 13:52

Agosto Lilás em Batayporã é encerrado com ações para mulheres do campo

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Serviços de apoio às vítimas de violência e canais de denúncia foram destacados durante as ações. Foto: Coordenadoria Especial da Mulher.

Moradoras dos assentamentos e da Fazenda Santa Ilídia, em Batayporã, participaram de palestras de conscientização contra a violência doméstica e familiar nos últimos dias 30 e 31 de agosto. A atividade faz parte do encerramento da campanha Agosto Lilás, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio da Coordenadoria Especial da Mulher.

Além do trabalho de conscientização sobre os meios de apoio às vítimas de violência e canais de denúncia, a coordenadora Simone França, e a responsável pelo Programa Auxílio Brasil, Aline Munique, explicaram como acessar os mecanismos da rede socioassistencial, a exemplo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e sanaram dúvidas sobre benefícios e programas sociais.

No núcleo urbano dos assentamentos, a ação ocorreu após a aula de zumba ministrada pela equipe do Projeto Conviver. Já na Fazenda Santa Ilídia, a palestra foi acompanhada por um café da tarde. A equipe da SMAS afirmou que houve engajamento do público com as atividades.

Na Fazenda Santa Ilídia, mulheres tiveram palestra e orientações com equipe da Coordenadoria da Mulher e do Programa Auxílio Brasil. Foto: Coordenadoria Especial da Mulher.

“Desde que a Prefeitura ampliou o transporte na área rural, percebemos uma adesão muito positiva às atividades da rede. Porém, nossa presença nas fazendas e nos assentamentos ainda é fundamental. Muitas mulheres do campo ainda desconhecem os serviços com os quais elas podem contar e podem não se sentir apoiadas. Nós trabalhamos no sentido de reforçar a mensagem de que elas não estão sozinhas”, avaliou Simone.

Campanha ‘Por Elas’

A campanha “Por Elas”, que visa à arrecadação de itens de higiene e beleza para mulheres atendidas pelo Cras e Creas foi ampliada. Ao longo do mês de setembro também será possível doar itens básicos de higiene, como absorventes, sabonetes, creme dental, escova de dentes, xampu, condicionador e desodorantes ou itens de beleza, a exemplo de esmaltes, batons e maquiagens diversas.

Os pontos de coleta estão distribuídos na recepção da Prefeitura Municipal, Divina Cosméticos e Estética, farmácias e Supermercado Jesus. O intuito é impulsionar estratégias de autocuidado e valorização da mulher.