Publicado em 24/05/2023 às 12:05, Atualizado em 24/05/2023 às 16:11

Maio Amarelo: parceria entre Detran, Prefeitura e PM garante atividade lúdica para estudantes da Apae

Alunos receberam orientações com a personagem ‘Sinalete’ e conheceram agência local

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Além de conhecerem agência do Detran, estudantes puderam interagir com a personagem Sinalete. Foto: Detran Batayporã.

Na última semana, os estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Batayporã participaram de atividade especial alusiva à campanha Maio Amarelo, de promoção da segurança no trânsito. Por meio de parceria entre a Polícia Militar (PM) e o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), os alunos foram recepcionados pelos servidores da agência local do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Conforme explicou a assistente de atividades de trânsito do Detran, Luciene Miranda Martins, os funcionários do departamento prepararam um ambiente acolhedor para que os visitantes conhecessem a agência. “Foi uma recepção muito linda. Decoramos o local, preparamos um lanche e mostramos cada repartição”, detalhou a servidora, que esteve caracterizada da personagem Sinalete, criada por Luciene como recurso lúdico de educação para o trânsito.

Segundo o chefe do Detran local, Rafael Ferreira Tolotti, a turma conheceu todas as instalações. “Eles visitaram desde a sala de atendimento até o pátio de apreensão e explicamos o trabalho desenvolvido em cada ambiente. Também servimos uma pipoca especial, amarela, em um copo caracterizado de semáforo, para associar o Maio Amarelo com a temática do trânsito seguro”, complementou Tolotti.

De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito da Prefeitura, Valdemir Reis, a parceria com a Polícia Militar também foi fundamental para a atividade. “A Apae sempre busca ofertar atividades diferenciadas aos estudantes. Nesse caso, o apoio da PM garantiu a segurança no deslocamento e nos ajudou com as orientações”, destacou Reis.

Campanha

Além de blitz educativas, palestras nas escolas e outras intervenções, a campanha Maio Amarelo em Batayporã conta neste ano com concurso temático de frases, desenhos, poemas, redações e paródias. A iniciativa é realizada entre os estudantes da Rede Municipal de Ensino, Rede Estadual e APAE do município. O anúncio dos vencedores e a premiação estão previstos para esta sexta-feira (26), durante a Feira Arte, Flores e Sabores.

Pipoca lúdica: servidores do Detran prepararam lanche especial para reforçar temática da campanha. Foto: Detran Batayporã.