17/05/2023 às 10:43, Atualizado em 17/05/2023 às 10:52

Conselho de Promoção da Igualdade Racial é estruturado em Batayporã e 1ª reunião visa experiências inspiradoras

Além de temáticas antirracistas, grupo discutiu propostas práticas para atuação do Compir

Gestora Simone França saudou o grupo e agradeceu pela parceria dos convidados. Foto: Ana Carla Barbosa - Prefeitura de Batayporã.
Primeiro encontro rendeu orientações e debates antirracistas. Foto: SMAS.

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria de Assistência Social, estruturou recentemente, conforme o Decreto Municipal n. 25/2023, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). Na última terça-feira (16), membros da organização participaram de reunião especial para debater experiências e alinhar ações.

Segundo a gestora de Promoção da Igualdade Racial de Batayporã, Simone França, o primeiro encontro do grupo visou o aprendizado e o estabelecimento de parcerias. Para mediar as discussões, foram convidados o diretor legislativo e coordenador da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Nova Andradina, Claudinei Araújo, e a gerente da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Fabiana Barbosa dos Santos. Ambos integram o Compir do município vizinho.

A reunião contou com sete representantes dos diversos segmentos do Conselho de Promoção da Igualdade Racial e a secretária municipal de Assistência Social de Batayporã, Maynara Wruck. Em pauta estiveram apontamentos para a elaboração de políticas públicas de promoção da igualdade racial e uma explanação teórico-prática sobre racismo estrutural e outros temas pertinentes.

“Esse momento foi fundamental para auxiliar o Conselho a estruturar os próximos passos e para nos motivar. Juntos, podemos nos inspirar e ter mais clareza das ações. O conhecimento de causa da Fabiana e do professor Claudinei, tanto pela bagagem de estudos quanto pela atuação profissional, proporcionaram uma manhã enriquecedora”, avaliou Simone.

Compir

De acordo com a Lei Municipal 1.302/2022, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial “tem por finalidade fiscalizar políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial e atuar no controle social, assim como, exercer a orientação normativa e consultiva sobre temáticas atinentes à igualdade racial”.

O principal objetivo é combater o racismo, o preconceito, a discriminação, a xenofobia e reduzir as desigualdades raciais nos campos econômico, social, político e cultural.

Membros do Compir de Nova Andradina, Claudinei Araújo e Fabiana dos Santos, sanaram dúvidas e compartilharam experiências com a secretária Maynara Wruck e representantes dos segmentos de Batayporã. Foto: Ana Carla Barbosa - Prefeitura de Batayporã.