Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

07/12/2018 às 14:51, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Campanha “16 Dias de Ativismo” mobiliza Batayporã

Cb image default
Foto: Thiago Odeque

A campanha “16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres” foi marcada por uma extensa programação em Batayporã. As atividades envolveram roda de conversa, panfletagens e palestras com especialistas, abordando temas como o enfrentamento da violência contra a mulher, legislação, prevenção e tratamento de doenças, entre outros.

Desenvolvida pela Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria Especial da Mulher (CEMU), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a mobilização teve como objetivo conscientizar e fortalecer o diálogo entre as autoridades e a sociedade, em busca do rompimento das situações de violência com que as mulheres vivem no seu dia-a-dia.

Uma caminhada realizada quinta-feira (6), na área central, foi o ponto alto da campanha. Com faixas e cartazes, as participantes do Projeto Conviver e equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Núcleo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) levaram a mensagem de prevenção da violência contra a mulher.

Cb image default
Foto: Thiago Odeque

O ato contou ainda com distribuição de material informativo sobre a violência doméstica e familiar, e orientação dos equipamentos que compõem a rede de atendimento à mulher no município.

A programação dos “16 Dias de Ativismo” foi encerrada nesta sexta-feira (7) com uma palestra para os usuários do CRAS, ministrada pelo Delegado de Polícia Civil, Filipe Davanso Mendonça, que disseminou informações sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha, enfatizando as medidas protetivas, o ciclo de violência; direitos humanos, e outros.

Para a titular da Coordenadoria Especial da Mulher, Célia do Amaral, as atividades serviram também para fortalecer a autoestima da mulher e seu empoderamento como condições para sair das situações de violência.

Célia frisou que a violência contra a mulher é uma questão que deve ser lembrada e combatida todos os dias. “O enfrentamento deve ser diário e nós da Coordenadoria Especial da Mulher estamos permanentemente com nossos serviços disponibilizados para esse atendimento”, ressaltou.

Cb image default
Foto: PMB/CEMU

Sobre a campanha - A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, organizada em parceria com organismos públicos e privados. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países.

Mundialmente, a Campanha é iniciada em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

No Brasil, os 16 Dias de Ativismo têm início a partir de 20 de novembro, com o Dia Nacional da Consciência Negra. A inclusão desta data considera a história da cultura negra no Brasil e, sobretudo, a tripla discriminação sofrida pela mulher negra, resultado da opressão de gênero, etnia e classe social.

Cb image default
Foto: PMB/CEMU