18/01/2021 às 09:11, Atualizado em 13/05/2021 às 11:13

Batayporã receberá 606 doses da vacina contra Covid-19

Trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígena, povos e comunidades ribeirinhas são o público-alvo da primeira fase do plano de vacinação

Após confirmação de procedimentos de segurança, Secretaria divulgará locais e horários para vacinação. Foto: Freepik.

Com previsão de chegada para o dia 20 de janeiro, Batayporã deve receber 606 doses da vacina contra COVID-19 CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS). Conforme o Plano Estadual Conjunto de Distribuição de Imunizantes e Insumos Contra a Covid-19, a vacinação poderá ser desenvolvida em quatro fases. A primeira fase contempla trabalhadores da Saúde, idosos a partir de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígena, povos e comunidades ribeirinhas.

“Precisamos respeitar as fases e dar prioridade para quem corre mais risco. Não adianta tentar burlar”, alertou a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches. Conforme a gestora, a partir da confirmação do plano municipal de imunização enviado à SES na última semana, será possível divulgar detalhes como locais e horários de atendimento para a imunização.

A ação contará com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que inclusive, realizará escolta durante o transporte das doses. “Estamos com a estrutura para armazenamento pronta. Agora, com as orientações de segurança, iremos confirmar os locais e procedimentos”, complementou Letícia.

De acordo com o prefeito Germino Roz (PSDB), o município tem se organizado com antecedência, porém, necessita que a população respeite as normas. “É preciso compreender que há um plano, que há um protocolo. Não trabalhamos sozinhos e contamos com o apoio das forças de Segurança Pública para que tudo ocorra da melhor forma possível”, pontuou.

COVID-19 em Batayporã

Batayporã soma sete óbitos em decorrência da COVID-19 e, atualmente, mantém uma alta taxa de casos confirmados – 384. Outros 43 casos ainda estão sob suspeita conforme  boletim epidemiológico divulgado no último dia 17 de janeiro. “A Vigilância Sanitária tem intensificado a fiscalização e, a rede como um todo, tem promovido a prevenção e enfrentamento. Se aderirmos a esse trabalho e colaborarmos corretamente com as etapas da vacinação, vamos vencer a pandemia”, finalizou o prefeito.