Publicado em 12/02/2021 às 14:14, Atualizado em 12/02/2021 às 18:29

Batayporã tem estado de calamidade pública prorrogado pela Alems

Instrumento jurídico terá validade até 30 de junho e deve facilitar procedimentos da Administração para enfrentar pandemia do Coronavírus

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Batayporã
Cb image default
Assembleia também estendeu calamidade pública de outros quatro municípios. Foto: Wagner Guimarães

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) aprovou nesta semana a prorrogação até o dia 30 de junho do estado de calamidade pública em Batayporã devido à pandemia da Covid-19. A medida advém do Projeto de Decreto Legislativo n.04/2021, de autoria da mesa diretora.

Até então, o estado de calamidade pública tinha encerrado em 31 de dezembro de 2020. Com o instrumento jurídico, é possível dar mais celeridade aos processos administrativos e dispensar o município de atingir resultados previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) durante o período, conforme previsto no artigo 65 da Lei Complementar n. 101 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.

Segundo o prefeito Germino Roz (PSDB), a prorrogação foi um pedido feito pelo Executivo à Assembleia Legislativa a partir de orientação do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus. Com a medida, a Prefeitura poderá realizar contratações emergenciais, créditos extraordinários e administrar reservas de contingência para atender às necessidades ocasionadas pela pandemia.

Além de Batayporã, os municípios de Terenos, Ladário, Costa Rica e Campo Grande também tiveram estado de calamidade pública prorrogado.