Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

25/02/2021 às 10:36, Atualizado em 25/02/2021 às 14:12

Coronavírus: Vigilância Sanitária já inspecionou 93 estabelecimentos e notificou 21 neste ano

Departamento também encaminhou sete notificações de descumprimento de isolamento social à Polícia Civil

Cb image default
Estabelecimentos devem corresponder às regras de distanciamento e capacidade máxima de público previstas em decreto. Foto: Reprodução Google Imagens

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã efetuou 93 inspeções e notificou 21 estabelecimentos comerciais entre janeiro e fevereiro de 2021 como medida de prevenção ao coronavírus. “Nosso objetivo é diminuir e minimizar os riscos de transmissão”, explicou o coordenador do departamento, Gutembergue Nogueira.

Ainda de acordo com Nogueira, a rotina de trabalho inclui orientações e solicitação de adequações para cumprimento do decreto vigente – n.21 de 28 de janeiro de 2021 – e o encaminhamento das denúncias de aglomeração e outras violações de normas. “Nós apuramos o teor das denúncias e damos o prosseguimento conforme a competência de cada força, que pode ser a Polícia Militar, Polícia Civil ou mesmo a própria Vigilância”, complementou.

Estabelecimentos comerciais que descumprirem as medidas de lotação máxima, distanciamento e higienização poderão sofrer as seguintes sanções previstas no decreto: notificação expedida pela Vigilância Sanitária, multa no valor de R$ 2 mil, suspensão de três a 15 dias de funcionamento. O mesmo vale para atividades domésticas que comportarem aglomerações, como eventos familiares, festas, casamentos, batizados, práticas desportivas em grupo, etc... Cabe aos agentes de fiscalização, conforme o artigo 10º da Lei Federal n. 6.437, de 20 de agosto de 1977, aplicação de advertência e multa.

O departamento também encaminhou sete notificações de descumprimento de isolamento social à Polícia Civil. “São casos de pessoas que estavam sob suspeita à espera de exame ou confirmadas com Covid-19 e não mantiveram o isolamento prescrito pelo médico”, explicou. Nestas situações, cabe à Polícia Civil investigar a denúncia e, na hipótese de comprovação de crime, acionar o Ministério Público para os demais procedimentos.

Disque Denúncia

A Vigilância Sanitária conta com um disque denúncia para aglomerações. O serviço funciona por meio dos telefones (67) 3443-2368 nos dias úteis e em horário comercial, e pelo whatsapp (67) 99670 6971 aos fins de semana. 

Faça download e confira o decreto n.21 de 28 de janeiro de 2021 na íntegra:

Decreto Municipal n. 21, de 28 de janeiro/2021
baixar