26/08/2019 às 09:03, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

1º Festival de Pipas de Batayporã reúne diversão e conscientização

O céu de Batayporã ficou mais colorido no último sábado (24). Isso porque, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SECEL), promoveu o 1º Festival de Pipas.

A organização está comemorando o resultado da primeira edição, que reuniu centenas de pessoas entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que aproveitaram o lindo dia de sábado.

Num clima de festa e descontração, os pipeiros abrilhantaram o evento, com revoadas de pipas e papagaios de todos os tamanhos e formas, cada um com sua beleza. Os participantes do festival puderam vivenciar momentos de diversão e passar uma tarde agradável com a família e amigos.

Realizado no pátio do Paço Municipal, o evento contou com venda de bebidas, sorvetes e pipoca, e um bom público, que pôde apreciar a arte de soltar pipas. A primeira dama Cléia Valéria, as secretárias municipais Vanda Lúcia (Governo), Marcela Leite (Saúde), Leia Maria (Assistência Social), o vereador Samuel Macedo, os diretores Jaqueline de Souza (Departamento de Cultura), e Junior Cesar (Esportes e Lazer), e a titular da Coordenadoria Especial da Mulher, Célia Amaral, também marcaram presença.

O 1º Festival de Pipas contou com a participação de aproximadamente 112 pessoas, que puderam mostrar suas pipas, papagaios e pandorgas, e no final 35 foram premiadas utilizando os critérios de a) A maior pipa; b) A menor pipa; c) A pipa mais alta; d) A mais bonita e criativa; e e) Manobra e habilidade.

O evento, que teve como objetivo estimular a prática de atividades alternativas e promover a integração da comunidade e da família, uniu a diversão e conscientização, isso porque além de garantir um sábado de lazer, a SECEL orientou os participantes sobre os riscos do uso do cerol.

“Nosso objetivo maior foi valorizar as tradições culturais e mostrar para a nova geração que soltar pipa pode ser muito prazeroso, e que todo mundo se diverte sem ter que ficar um cortando a pipa do outro”, enfatizou a titular da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Sônia Nantes.

Fotos: Assessoria PMB

“Quero agradecer a equipe da SECEL que esteve presente, da escola Benedita Figueiró de Oliveira, que montaram barraca para a venda de bebidas, sorvetes e pipoca, em especial a diretora de Cultura Jaqueline de Souza por toda dedicação e empenho para a realização do evento e ao diretor de Esportes e Lazer, Junior Cesar por colaborar intensivamente para o sucesso do mesmo. Também quero registrar os meus agradecimentos a todos os funcionários da Administração Municipal que se prontificaram em nos ajudar para mais um evento, e a população que compareceu ao festival e pôde se divertir muito”, completou a Secretária.