08/04/2019 às 09:52, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Takahashi inaugura Casa do Artesão em Batayporã

Após oito anos de luta, artesãos batayporaenses conquistam espaço

A sexta-feira de 5 de abril ficou singularmente marcada para os artesãos e a comunidade de Batayporã, que puderam participar de um momento muito importante: a inauguração da Casa do Artesão.

O prefeito Jorge Takahashi oficializou a entrega do espaço, que tem como objetivo valorizar e incentivar os artesãos e fomentar a economia criativa no município, além de promover o resgate às formas tradicionais de expressão cultural.

A solenidade de inauguração foi acompanhada pela primeira dama Cléia Valéria, pela secretária de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Sônia Nantes; pela coordenadora municipal de Cultura, Jaqueline de Souza; vereador Germino Roz; Dolores Ljijiana Bata Arambasic, neta de Jan Antonin Bata (fundador de Batayporã) e membro do Conselho de Cultura; artesãos e comunidade.

Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, e Coordenadoria Municipal de Cultura, a Casa do Artesão foi instalada e irá trazer um novo momento para os artesãos, que a partir de agora terão um lugar fixo para expor e comercializar os seus produtos.

Para o Chefe do Executivo, a Casa do Artesão é um exemplo de união, determinação e criatividade. “Há muito tempo os artesãos vêm lutando por um local para exposição e comercialização dos seus trabalhos. Esse espaço será um grande passo para fortalecer e divulgar os produtos do nosso Município, e que essa referência seja reconhecida fora de nossa cidade, nosso Estado e até nosso País, para que outros possam vir e reconhecer o artesanato e o trabalho dos artesãos batayporaenses”, frisou Takahashi.

Na mesma linha, a secretária Sônia Nantes, afirmou que a inauguração da Casa do Artesão constitui uma união de esforços, que é o princípio e a natureza do Governo Municipal. “O momento é de alegria e me sinto muita honrada em fazer parte dessa conquista. Tenho certeza que a Casa do Artesão fará a diferença para o comércio dos trabalhos produzidos pelos artesãos de nossa cidade. Que Deus os abençoem e que muito mais artesãos possam participar desse projeto”, disse.

O vereador Germino Roz justificou a importância do incentivo dos trabalhos artesanais, tanto para a geração de renda, como para o fortalecimento do setor artístico. “Fomentar ações como essa, é fomentar mudança de vida”, enfatizou.

Doadora de um móvel que pertenceu à Jan Antonin Bata para constituir o espaço, durante o ato solene, Dolores falou da alegria de fazer parte do Conselho de Cultura e da importância da Casa do Artesão. “O aspecto cultural de uma cidade é fundamental para o desenvolvimento intelectual das pessoas, tanto a música, quanto o teatro, o artesanato, porque a arte é algo que está inerente na pessoa, e a arte educa”, sublinhou.

A presidente do Conselho Municipal de Cultura, Dárcila Marques, comentou sobre a realização dessa conquista. “Estamos na luta por esse espaço há mais de oito anos e graças ao apoio da Administração Municipal e Dolores Bata estamos realizando um sonho. Tenho certeza que, a partir de agora, os artesãos de Batayporã passam a ter um ponto de referência”, destacou.

A coordenadora de Cultura, Jaqueline de Souza, ressaltou que Batayporã está no caminho do desenvolvimento e a inauguração do espaço comprova isso. “Quero fazer um agradecimento especial ao prefeito Jorge, a primeira-dama Cléia e a secretária Sônia, porque só conseguimos desenvolver alguma coisa no trabalho se alguém acreditar em nós. A caminhada é difícil, mas se colocarmos Deus na frente as coisas irão acontecer”, concluiu.

Após os discursos das autoridades, o espaço recebeu a bênção do Diácono Cicero Vieira Brais. A inauguração foi abrilhantada pela apresentação musical das estudantes Isabela Pereira e Marilana dos Santos.

Onde está? - A Casa do Artesão está localizada em uma sala anexa ao Centro Cultura “Haroldo Lobo Ruiz Garcia” e funcionará de segunda-feira a sábado, em horário comercial, com exposição e venda dos produtos feitos de forma artesanal pelos artistas locais.

Fotos: Aline Leão/Assessoria PMB