25/10/2022 às 12:19, Atualizado em 25/10/2022 às 13:33

Batayporã é a grande campeã do Fetran 2022 na categoria infantil

Encenada por alunos da Escola Anízio Teixeira, peça ‘Do Sertão à Viagem ao Céu’ levou o primeiro lugar da competição

Pose dos campeões: equipe de Batayporã se reuniu para acompanhar anúncio dos vencedores. Foto: Secel.

Foi com gritos e pulos de alegria que a equipe de Batayporã recebeu a notícia no fim da tarde da última segunda-feira (24): “ganhamos!” A satisfação esteve nítida no rosto dos alunos da Escola Anízio Teixeira, responsáveis por encenar a melhor peça da categoria infantil do Festival Estudantil de Teatro para o Trânsito de Mato Grosso do Sul (Fetran/MS), promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A produção ‘Do Sertão à Viagem ao Céu’, coordenada pela professora Ana Cláudia Marchet e pela servidora do departamento de Cultura, Jaqueline Souza, levou o primeiro lugar da categoria, que contou com 33 peças teatrais. Na grande final, o município desbancou Paraíso das Águas e Aquidauana, classificados em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A peça vencedora foi inspirada no clássico ‘O Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna, cujo elenco reuniu os estudantes Alexia de Souza Santos, Ana Luiza Marchet Nogueira, Emanuely Vitória de Souza Silva, Isadora Cruz da Silva, Gabriely Ramos Zeferino, Guilherme Sanches Nunes e Nicolly Picinin Rocha.

Adaptação acrescentou elementos modernos e mágicos ao enredo inspirado em “O Auto da Compadecida". Foto: Jeferson Souza.

Para a professora coordenadora do projeto, o resultado foi a concretização de um sonho. “Acompanhamos o anúncio junto com nossa equipe e as mães, mas quando vi que estávamos na final e não havíamos ganhado em nenhum dos quesitos anteriores, fiquei desanimada. Porém, nossa peça foi abençoada e quando ouvi “Batayporã 1º” lugar foi um misto de sentimentos. Gritamos, choramos e nos abraçamos. Foi emocionante ver a alegria estampada no rostinho dos meus pequenos. Valeu a dedicação, o cansaço, a aprendizagem e a mensagem que conseguimos transmitir”, descreveu Ana Cláudia.

O estudante Guilherme Sanches Nunes também fez sua avaliação sobre a experiência. “Foi uma honra participar do Fetran 2022. Fizemos vários ensaios e não foi fácil. Passamos por muitas provações, mas atuamos em conjunto, sempre acreditando no potencial de cada um. Quando assistimos ao resultado juntos, veio a grande vitória que tanto esperávamos. Estamos transbordando de alegria. É só gratidão a Deus e a todos os participantes”, disse o ator mirim.

Um festival, mais de 80 espetáculos

A 12ª edição do Fetran reuniu mais de 80 peças teatrais nas categorias juvenil, infanto-juvenil e infantil. Os espetáculos foram temperados por comédias e dramas, personagens clássicos e originais. No caso de Batayporã, ‘Do Sertão à Viagem ao Céu’ trata-se da adaptação acrescida de elementos modernos e mágicos. Somada à dedicação dos alunos atores, a caracterização e o figurino foram destaque na produção, com criatividade e riqueza de detalhes.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Fernanda Scarlat, salientou a parceria da escola e do Departamento de Cultura na promoção do espetáculo. “Foi um trabalho colaborativo e nós vimos a disposição de todos em contribuir. Essa interação proporcionou não apenas a vitória, mas uma visão integrada que muito contribui com a Educação”, pontuou a gestora.

O prefeito Germino Roz destacou o objetivo do Fetran, que é contribuir com a educação para um trânsito seguro. “O festival é muito importante porque proporciona muitas coisas ao mesmo tempo. Esses estudantes se conscientizam sobre um trânsito seguro, desenvolvem a criatividade, tornam-se protagonistas de uma produção cultural, aprendem a colaborar e a conviver. Ficamos orgulhosos e, com certeza, continuaremos apoiando iniciativas assim”, comentou o chefe do Executivo.

Premiação

De acordo com a PRF, os alunos e professores vencedores dos primeiro, segundo e terceiro lugares serão premiados com bicicletas. A aquisição dos prêmios é feita por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), parceiro da competição. A previsão é de que no início de 2023, a comitiva do Fetran visite os municípios realizando a entrega das bicicletas, troféus e medalhas.