Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

22/03/2019 às 12:47, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã recebe programa para desenvolver pecuária de corte

Cb image default
Foto: Gabriel Bittencourt/7ª Arte

Os pecuaristas de Batayporã serão assistidos com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de forma subsidiada e com eficiência comprovada, através do programa Mais Inovação, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MS).

A iniciativa faz parte de uma parceria do SENAR-MS com o Sindicato Rural de Batayporã, com o apoio da Prefeitura Municipal, e tem como objetivo garantir incremento da pecuária de corte, evolução na produtividade e do nível de gestão, e maior retorno financeiro para os produtores.

Batayporã está entre os 12 municípios inseridos no ciclo produtivo 2019/2020, e a expectativa é atender 250 novas propriedades em Mato Grosso do Sul. As ações iniciam no mês de junho com encerramento em maio de 2020. No município, o serviço será fornecido gratuitamente aos interessados.

Cb image default
Foto: Assessoria PMB

A reunião de mobilização para a apresentação do Programa Mais Inovação aconteceu na noite desta quinta-feira (21), nas dependências do Sindicato Rural e contou com a presença do prefeito Jorge Takahashi, primeira-dama Cléia Valéria, profissionais da área e pequenos e médios produtores do município.

Na ocasião, o Chefe do Executivo destacou a importância de apoiar iniciativas que estimulem os produtores a aperfeiçoar a atividade, possibilitando novas oportunidades de negócio. “Os produtores do nosso município têm muito potencial, e não tenho dúvidas de que esse programa irá apresentar resultados positivos. Nossa missão é apoiar iniciativas como essa, que promove melhoria na qualidade de vida do produtor”, frisou.

Durante a apresentação do “Mais Inovação”, o palestrante do SENAR-MS, Deilton Medeiros, que é zootecnista e especialista em Produção Sustentável de Ruminantes, detalhou sobre o programa.

Cb image default
Foto: Gabriel Bittencourt/7ª Arte

“O foco é melhorar a produtividade das propriedades assistidas, através de boas práticas de produção, tais como semiconfinamento, confinamento, renovação ou recuperação de pastagens, implantação de sistema de integração lavoura-pecuária, além de questões gerenciais”, explicou.

O produtor que se inscrever terá assistência técnica e gerencial durante um ano, gratuitamente, com visitas mensais de 4 a 8 horas, que poderá ser renovado ano a ano. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural para realizar a pré-inscrição.

O “Mais Inovação” é um programa estruturado em forma de consultoria técnica, com o objetivo de oferecer inovação tecnológica para pequenos e médios produtores de bovinocultura de corte.

Após a apresentação do programa, o gerente da agência local do Banco do Brasil, Lúcio Simião, discorreu sobre o Programa de Sustentabilidade do BB, que visa o financiamento da implantação de micro e/ou miniusinas geradoras de energias alternativas renováveis, tais como energia solar, biomassa e eólica.

Cb image default
Foto: Gabriel Bittencourt/7ª Arte

Na sequência, Alex Clara, representante da empresa EcoPower, falou sobre as soluções oferecidas pela empresa, que está no mercado desde 2013 e é pioneira em projetos de eficiência energética e de energia solar fotovoltaica.

O evento também foi reforçado pela presença do presidente do Sindicato Rural, Altamir Ramos; dos vereadores Cacildo Paião e Denise Pesqueira; e das secretárias municipais Vanda Lúcia (Governo) e Leia Maria (Assistência Social).

Mais Inovação - O programa existe desde 2012 e já atendeu centenas de propriedades em vários municípios sul-mato-grossenses. Mais informações podem ser obtidas no Sindicato Rural de Batayporã e pelo telefone: (67) 3443-1388.

Cb image default
Foto: Assessoria PMB