13/12/2022 às 07:51, Atualizado em 13/12/2022 às 08:53

Com dois auxílios-alimentação em dezembro, Prefeitura de Batayporã injeta R$ 450 mil na economia local

Benefício de Natal no valor de R$ 500 já está disponível para saque nesta terça (13); Poder Executivo também irá debitar vale de R$ 150,00 nesta semana

Aquecimento: comércio local prevê boa movimentação durante o fim de ano. Foto: Google Imagens

Os servidores públicos do quadro da Prefeitura Municipal de Batayporã já podem realizar nesta terça-feira (13) o saque do auxílio-alimentação de Natal, no valor de R$ 500,00. A medida é de caráter excepcional. Ainda nesta semana, o Executivo também fará o pagamento do auxílio-alimentação de R$ 150, 00. Os dois benefícios injetam R$ 450 mil na economia local, segundo a Tesouraria do Executivo.

“Analisamos a situação fiscal com muita segurança e, sem deixar de honrar os compromissos do município, pudemos proporcionar esse bônus aos servidores. É uma iniciativa importante de valorização do nosso quadro funcional. Essa política é uma das diretrizes da nossa Administração”, disse o prefeito Germino Roz.

O auxílio-alimentação de Natal foi instituído pela Lei Municipal n. 1.307, de autoria do Poder Executivo. Discutida e aprovada pela Câmara de Vereadores, a normativa estabelece que o pagamento de R$ 500,00 é referente apenas ao mês de dezembro de 2022. Já o auxílio de R$ 150,00 é pago aos servidores desde maio deste ano.

À época da submissão do projeto, o secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Gabriel Boffo, explicou que a Prefeitura estudou opções para conceder incentivos natalinos aos servidores. “Nosso compromisso é o de materializar a valorização do nosso quadro de servidores. Chegamos, inclusive, a cogitar a aquisição de cestas de Natal, mas acreditamos que o incentivo dá mais autonomia aos funcionários, que podem adquirir os itens que julgarem importantes no momento”, disse o gestor.

Economia aquecida

Comemoração do Natal, férias e planejamento financeiro. O mês de dezembro tem características específicas. De acordo com o prefeito Germino, além de valorizar o servidor, o auxílio-alimentação de Natal é estratégico para o período. “É preciso estar sensível à realidade do município. Os servidores são uma parcela significativa da população economicamente ativa. O pagamento em dia e o total de R$ 650,00 com os dois auxílios neste mês refletem diretamente no comércio e nos serviços locais. É algo que beneficia a todos”, analisou.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Batayporã (Aceb), Anderson Paes, ainda elencou outros fatores. “A Prefeitura tem papel fundamental no incentivo ao comércio, principalmente no fim de ano. Esses pagamentos ajudam a diminuir a inadimplência, dão autonomia para o consumidor e permitem que as pessoas proporcionem algo diferente para suas famílias”, destacou.

Segundo o empresário, a cidade já verifica o impacto da política salarial regularizada e das medidas de incentivo. “O clima já está melhor, já sentimos um aquecimento mesmo antes da última quinzena do mês. Os comerciantes precisam aproveitar o momento para divulgarem bem suas empresas, ofertarem bons preços e variedade. É hora de aproveitar esse saldo pensando na oferta e procura e já iniciar com um 2023 melhor”, complementou.

Show de Prêmios

Outra medida de incentivo ao comércio local é o apoio da Prefeitura ao Show de Prêmios da Aceb. Por meio de convênio, o Poder Executivo destinou à campanha o valor necessário para aquisição de um veículo Fiat Argo, avaliado em aproximadamente R$ 75 mil. O carro deverá ser sorteado juntamente com outros prêmios entre os consumidores das lojas associadas. Os cupons devem ser solicitados após as compras. Os contribuintes que comparecerem ao setor de Tributação, no Paço, também podem solicitar os cupons após comprovar o pagamento de taxas municipais. A previsão é de que o Show de Prêmios seja realizado em janeiro de 2023.