Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

31/05/2023 às 08:09, Atualizado em 31/05/2023 às 22:02

Dia da Oportunidade em Batayporã reúne empreendedores e produtores da agricultura familiar

Capacitações, feira com empresários locais e sessão de negócios fizeram parte do evento realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal

Cb image default
Palestra com Diego Maia incentivou aprimoramento das vendas. Foto: Sebrae/ MS
Cb image default
Rodada de Negócios reuniu 18 empresas e motivou conexões. Foto: Sebrae MS

Em Batayporã, cerca de 180 empreendedores e produtores da agricultura familiar participaram, nessa terça-feira (30), do Dia da Oportunidade. Realizada no salão paroquial da Paróquia Santo Antônio de Pádua, a ação foi uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, e levou para o público uma ampla programação composta por sessão de negócios, feira com empreendedores locais e capacitações nas áreas de vendas, atendimento, marketing digital e gestão financeira.

De acordo com o prefeito de Batayporã, Germino Roz, a iniciativa veio, principalmente, para fortalecer o comércio local. “Esse é o maior evento de empreendedorismo já realizado no nosso município. Quero agradecer ao Sebrae e a equipe da Prefeitura, que puderam proporcionar isso para a nossa população. Tenho a certeza de que o nosso povo vai aproveitar todas as sementes que estão sendo lançadas aqui e futuramente nós iremos colher muitos frutos. Nossa terra é fértil e precisávamos de uma ação de cunho técnico como essa, que irá fomentar ainda mais o empreendedorismo e encorajar a nossa população a inovar”, destacou o prefeito.

Cb image default
Com estrutura completa, equipes atenderam público durante capacitações. Foto: Sebrae-MS
Cb image default
Orientações e capacitações também foram destaque da programação. Foto: Sebrae-MS

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a principal proposta do evento foi levar conhecimento para quem já empreende ou deseja ter o próprio negócio. “Essa é mais uma ação do programa Cidade Empreendedora em Batayporã. Nesse evento reunimos as melhores soluções que temos no Sebrae para trazer oportunidades para quem vive no município. Nosso grande objetivo foi apoiar o pequeno empreendedor, levando conhecimento e informações para que ele possa crescer, além de possibilitar a conexão entre os empresários e o surgimento de novos negócios. É o Sebrae trabalhando em conjunto com a Prefeitura e demais parceiros para a promoção do desenvolvimento”, ressaltou Amarilha.

Durante o Dia da Oportunidade, também houve a entrega de um kit para a Sala do Empreendedor do município que está em processo de implementação e irá funcionar na sede da Secretaria Municipal de Obras. Composto por dois notebooks e camisetas, o kit será utilizado como ferramenta no atendimento aos empresários. A Sala do Empreendedor desempenha um papel importante de apoio aos pequenos negócios locais voltado para esclarecer dúvidas e ajudar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI). 

Cb image default
Diego Maia finalizou Dia da Oportunidade com a palestra 'Saber vender é o remédio para quase todos os males'. Foto: Sebrae-MS.

Participaram do evento o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Batayporã (ACEB), Anderson Paes; o presidente da Câmara Municipal, João Paulo Silva Souza, além de vereadores e demais lideranças locais.

Ações para os empreendedores

Para promover o networking entre os pequenos empreendedores locais e empresas âncoras, a programação do Dia da Oportunidade promoveu uma Sessão de Negócios que reuniu 18 empresas distintas. O encontro possibilitou aos participantes o acesso ao mercado e conexões com compradores. Valquíria Luiza, proprietária da Alimentos Luiza, por exemplo, ressaltou a importância da iniciativa para a divulgação do trabalho.

“Trabalho com a revenda de diversos produtos como canudinhos de doce de leite, polpa de frutas, batata frita congelada, então, a sessão de negócios fez com que mais gente conhecesse o meu trabalho e também permitiu que eu conhecesse diversos segmentos”, enfatizou a empreendedora.

Durante o evento, também teve a Feira de Negócios com a participação de produtores da agricultura familiar e empreendedores do município que apresentaram produtos para a comunidade. Dentre os expositores esteve João Batista Silva da Costa, proprietário da Chácara Paraíso, que fica às margens da MS 276. Seo João é conhecido em Batayporã pelas delícias com sabor caipira que produz, o carro-chefe é o torresminho, mas também faz geleia de mocotó, doces caseiros, pão e biscoito de nata.

“Na frente da minha chácara eu tinha um restaurante chamado ‘Caipirão’ focado em carne de porco, quando fechei as portas, decidi usar a estrutura para continuar cozinhando e transformei o torresminho que era um dos principais pratos em um produto para a venda. Hoje vendo porta a porta, tenho uma funcionária que me ajuda na produção e ampliei a gama de produtos com opções caseiras que tem aquele gostinho de como a gente fazia antigamente. Estar no Dia da Oportunidade foi bom, quero vender mais e quanto mais gente conhecer meus produtos melhor”, comentou Seo João.

Cb image default
Representantes locais registraram participação no evento. Foto: Sebrae-MS.

Adriana Tavares da Anunciação também foi outra empreendedora que participou da Feira de Negócios com produtos caseiros. Bolos, sequilhos, pães de mel, brownie e doce leite são alguns dos quitutes produzidos por ela. Atualmente, Adriana também atua como funcionária pública e aposta na venda dos doces para adquirir uma renda extra. “A primeira vez que expus meus produtos e participei de uma feira foi no Dia da Oportunidade. Foi maravilhoso poder mostrar o meu trabalho e divulgar o que eu faço para mais gente. Por mais que eu já tenha meus clientes, preciso expandir para ampliar os meus lucros e conseguir investir mais no meu negócio”, pontuou Adriana.

Outra iniciativa importante do evento, foi levar conhecimento para que o empreendedor pudesse se qualificar. Dentre as capacitações, esteve a palestra magna “Saber vender é o antídoto para quase todos os males”, com Diego Maia, referência nacional na área e CEO da Escola de Vendas CDPV, além de ser considerado um dos dez maiores influenciadores de vendas do país. Além disso, o Dia da Oportunidade também promoveu outras palestras com as temáticas: “Gestão financeira para empresas – Reorganizando suas finanças nos novos tempos”; “Separando as contas pessoais das contas do meu negócio”; “Atendimento como maior diferencial”; e “Boas razões para investir em marketing digital”.

Quem participou das capacitações como o microempreendedor individual Thiago Odeque, ressaltou a importância dos conhecimentos para a melhoria do negócio. “Sou fotógrafo, faço books e cobertura de eventos, e durante a pandemia também comecei a vender produtos personalizados como canecas e camisetas. Fiz questão de fechar a loja à tarde para poder participar das capacitações. Gestão financeira é um assunto chato, mas necessário porque a saúde da empresa depende disso. Pude aprender bastante sobre fluxo de caixa e também a necessidade de separar as contas pessoais das contas do negócio”, expôs o empreendedor.

O Dia da Oportunidade também trouxe atendimentos tanto para quem já empreende quanto para aqueles interessados em abrir a própria empresa com orientações levadas pelo Sebrae e parceiros. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Cb image default
Empreendedores puderam expor e comercializar produtos durante o Dia da Oportunidade. Foto: Sebrae/ MS
Cb image default
Foto: Sebrae/ MS