29/04/2019 às 12:53, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Governo Municipal retorna barracão ao Centro Rural do Bairro da Festa

Um encontro que envolveu moradores do Bairro da Festa e autoridades municipais marcou a entrega do terminal de insumos ao Centro Rural da localidade.

Construído pelo Governo do Estado no ano de 1985, na gestão de João Jamil Mella, o barracão de 480 metros quadrados foi repassado ao Centro Rural do Bairro da Festa através de comodato, com o objetivo de armazenar insumos dos pequenos produtores da comunidade.

Anos depois, com a queda de área cultivada, o espaço ficou ocioso e passou a ser utilizado pela Usina Laguna, conforme parceria com o Centro Rural. Desde o início do mandato do prefeito Jorge Takahashi uma equipe da Secretaria de Governo e Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente vinha fazendo gestão para que o mesmo fosse retornado à associação com a missão de transformar aquela comunidade.

A cerimônia de entrega aconteceu na última sexta-feira (26), com a presença do prefeito Jorge Takahashi, do representante da Usina Laguna, Ivair Alves Cavalcante; do presidente do Centro Rural, Adilson de Oliveira; do presidente da Câmara Municipal, Cicero Leite, e dos vereadores Cacildo Paião, Maximo Carlos, Mauricio Ribeiro, Danilo Enz, Denise Pesqueira e Samuel Macedo.

O Chefe do Executivo fez questão de expressar sua alegria ao devolver o barracão à comunidade, que irá trazer impactos positivos e transformação social. “Estar retornando esse barracão para o Centro Rural do Bairro da Festa é motivo de muita alegria, porque foi um compromisso que assumimos no início do nosso mandato e agora está sendo cumprido. Nosso objetivo é dar celeridade a programas e tirar do papel ações que as comunidades tanto precisam, com apoio da iniciativa privada, que é parceira do Município, a exemplo da Usina Laguna, que prontamente nos atendeu, retornando o espaço ao Centro Rural todo reformado para condições de uso”, frisou.

Takahashi aproveitou o momento para fazer uma prestação de contas do seu governo. O Prefeito apontou as ações em prol do desenvolvimento econômico e social e destacou a aplicação de recursos em saúde, educação, meio rural, infraestrutura e assistência social. “Estamos realizando políticas que promovem o desenvolvimento do município como um todo”, disse.

Na oportunidade, o Chefe do Executivo anunciou a entrega de uma patrulha mecanizada à comunidade, que vai servir para fortalecer a agricultura familiar. “Nosso objetivo é dinamizar e dar mais competitividade ao pequeno produtor. Fortalecer a agricultura familiar é fortalecer aquele que produz o alimento de todos nós”, observou.

O presidente do Centro Rural, Adilson de Oliveira, afirmou que a comunidade está satisfeita com a retomada do barracão. “Temos recebido uma atenção especial do Governo Municipal e hoje podemos dizer que temos um local adequado para nossos encontros e ações. Mas, também reivindicamos mais investimentos para a comunidade”, ponderou.

Fotos: Assessoria PMB

Quem também comemorou a iniciativa foi o assessor governamental, Jorge Rodrigues, que foi uma das pessoas que fez gestão para que a comunidade fosse beneficiada com o terminal de insumos. “Esse é um trabalho que vínhamos realizando a muito tempo, com um único propósito: fomentar ações sociais, qualificação de mão de obra rural, lazer e atividades econômicas através da agricultura familiar”, afirmou.

O ato solene também foi reforçado pela presença dos secretários municipais Sidney Olegário (Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente), Dilmo Teixeira (Administração, Finanças e Planejamento) e Leia Maria (Assistência Social).