02/03/2023 às 07:44, Atualizado em 02/03/2023 às 07:54

Plano de Desenvolvimento Econômico é lançado pela Prefeitura e Sebrae/MS

Documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora e traz mais de 20 ações para alavancar a economia e impulsionar o crescimento do município

Representantes da sociedade e da Administração Pública participaram da elaboração e apresentação das ações. Fotos: Sebrae/MS
Fotos: Sebrae/MS

Na noite desta quarta-feira (1º), foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Batayporã, uma entrega do Sebrae e da Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde abril de 2022. De acordo com o prefeito, Germino Roz, o plano é composto por ações que irão impulsionar o crescimento do município e auxiliar a gestão pública a agir de forma mais assertiva.

“Esse planejamento vai nos auxiliar, vai nos ajudar a ter êxitos concretos nas programações e propostas da Prefeitura, uma vez que essa iniciativa nos traz um norte para envolver a população dentro dessa organização que se estabelece e, dessa maneira, todos irão celebrar um sucesso real, já que o documento é um apanhado das necessidades de diversos segmentos. Então, à medida que as ações forem implementadas, vamos, com certeza, colocar em prática as ideias e celebrar os resultados em conjunto”, destacou o líder do Executivo.

Fotos: Sebrae/MS

Elaborado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Batayporã é composto por 28 ações voltadas ao fortalecimento da identidade da população, fazendo com que os moradores comprem mais do comércio local, promovam o aumento da arrecadação municipal e fomentem a área do turismo.

De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, essa é mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora para o município e, com esse trabalho junto à Prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar e integrar representantes de diversos segmentos da sociedade e promover a transformação de Batayporã.

“Por meio do Cidade Empreendedora, nós identificamos as potencialidades que já existem no próprio município e alinhamos o protagonismo entre o poder público e a sociedade civil, representada pela Associação Comercial e Sindicato Rural, e outras entidades que fomentam o empreendedorismo no local, para que todos atuem em conjunto em prol de um objetivo em comum que promova o desenvolvimento. Todos somos responsáveis pelas iniciativas que compõem o plano e apenas com o esforço conjunto, é que nós atingiremos resultados positivos”, destacou Amarilha.

Fotos: Sebrae/MS

As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é promovido a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e visa alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo o secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Gabriel Boffo, esse trabalho irá fortalecer, principalmente, os pequenos empreendedores e promover o crescimento da economia.

“Todas as ações elencadas tem um grau de importância e irão trazer um impacto positivo para a população, porém, dentre elas, a que eu julgo mais relevante é referente ao trabalho que faremos no eixo de Compras Públicas, com a reestruturação dos processos para que a Prefeitura possa comprar mais dos empreendedores da nossa cidade, o que irá aquecer o comércio local. Com essa ação, os empreendedores também irão receber apoio para que possam se regularizar e tornarem-se aptos para participar dos pregões. Isso trará mais celeridade nas entregas dos produtos e fará com que o dinheiro permaneça na nossa cidade, girando a economia e trazendo retorno para a nossa sociedade”, pontuou o secretário.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.