16/03/2023 às 11:27, Atualizado em 16/03/2023 às 11:34

Prefeitura de Batayporã e UFMS visam parceria para fomentar cooperativismo e economia solidária

Prefeito Germino Roz e o coordenador geral do Obcoop, professor Alessandro Arruda, conversaram sobre potenciais do município. Foto: Ana Carla Barbosa.

Nesta semana, o prefeito de Batayporã, Germino Roz, recebeu o professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Alessandro Arruda, para debater a possibilidade de adesão ao Programa de Agentes Locais de Trabalho, Emprego e Renda (Proalter).

Conforme explicou o docente, o Proalter é um dos projetos desenvolvidos pelo Observatório Institucional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Obcoop) da UFMS. “Este programa tem o objetivo de formar profissionais, pós-graduandos para atuarem como agentes locais de transformação na temática de cooperação, produção e economia solidária em diferentes contextos e perspectivas, principalmente naquilo que diz respeito à produção rural e à formação de cooperativas”, esclareceu Arruda.

A intenção é estabelecer uma dinâmica entre o Obcoop e a Prefeitura integrando um agente local do quadro do município. “O observatório agregará a inteligência produzida pelas pesquisas na tentativa de entender localmente os diferentes gargalos das diferentes regiões do estado”, complementou o professor. A iniciativa também foi apresentada ao secretário municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Renan Bom.

Segundo o prefeito Germino Roz, o projeto foi bem recebido. “É uma ferramenta importante de pesquisa e desenvolvimento, que certamente vai contribuir com a elaboração de políticas públicas assertivas, principalmente no que diz respeito à agricultura familiar”, analisou o chefe do Executivo.