31/07/2017 às 08:56, Atualizado em 31/07/2017 às 09:24

Batayporã comemora Dia do Agricultor com programação especial

Para Takahashi, produtor rural é peça fundamental na economia do município.  Fotos: Thiago Odeque/7ª Arte

Um encontro especial regado de apresentações culturais, homenagens, palestras e um delicioso café da manhã marcou o Dia do Agricultor em Batayporã, realizado na última sexta-feira (28).

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável e, Turismo e Meio Ambiente, com o objetivo de homenagear àqueles que produzem o alimento de cada dia e evidenciar essa nobre profissão.

Presente na comemoração, o prefeito Jorge Takahashi ressaltou que o produtor rural é uma peça fundamental na economia do município. “O desenvolvimento de Batayporã deve-se a força e potencial do trabalhador do campo, que dia após dia, cultiva suas terras, produzindo e gerando empregos, riquezas e alimentos”, afirmou.

Para o Gestor, é preciso reconhecer e valorizar o trabalho desses homens e mulheres, comemorar a data, levar informações, conhecimento, e incentivá-los através de programas, ações e projetos.

Um bom público compareceu na sede do Sindicato Rural para prestigiar a programação

Na mesma linha, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável afirmou que o encontro é uma homenagem mais do que justa a essa classe trabalhadora, afinal, o dia a dia dos agricultores é árduo.

“É uma oportunidade de reunir os agricultores para que eles possam conversar, trocar ideias e passar uma manhã agradável”, completou o secretário de Turismo e Meio Ambiente, Marcos Barbosa.

Convidada para o evento, a secretária executiva da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Terezinha de Souza Candido Silva, falou sobre a importância do produtor rural no desenvolvimento do país. “O agricultor é um dos profissionais que mais merece ser reverenciado por todos. Ele possui uma ampla relevância na economia brasileira, pois é a sua atividade que propicia a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores”, destacou.

Na oportunidade, a coordenadora municipal do Programa Agrinho, Cláudia Amorim, explanou sobre o projeto aos produtores, expondo como está sendo desenvolvido nas escolas municipais.

Secretária Executiva da Famasul marcou presença no evento

Realizada na sede do Sindicato Rural, a comemoração foi prestigiada pelo presidente da entidade, Altamir Ramos; pelo coordenador municipal da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Cícero Brais; pela secretária de Educação e Cultura, Claudia Macedo e pelo Padre Everton dos Santos, que na ocasião fez a benção do evento. O presidente da Câmara Municipal, Cicero Leite; os vereadores Samuel Macedo, Cacildo Paião, Denise Pesqueira e Germino Roz e Policiais Militares Ambientais também marcaram presença.

A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, do Sindicato Rural, Agraer e Sistema Famasul.