07/12/2022 às 09:39, Atualizado em 07/12/2022 às 10:03

Alunos de Batayporã expõem produtos desenvolvidos no projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Metodologia é desenvolvida com o apoio do Sebrae/MS por meio do programa Cidade Empreendedora

Cb image default
Na escola, estudantes tiveram experiência concreta com empreendedorismo. Foto: Sebrae/MS.

Na última terça-feira (06), alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Anizio Teixeira da Silva, de Batayporã, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela primeira vez no município por meio do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura.

A Feirinha do JEPP, como é chamada ação, é o resultado do trabalho desenvolvido com os estudantes na temática do empreendedorismo. Neste ano, o Sebrae/MS promoveu a capacitação dos professores e, a partir disso, os alunos abordaram o assunto em sala de aula durante quatro meses.

Por meio da metodologia, o empreendedorismo é apresentado aos estudantes de acordo com o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.

Para Maria Sônia Gomes da Cruz Rodrigues, diretora da Escola Municipal Anizio Teixeira da Silva, através da metodologia, foi possível mostrar aos alunos a prática do empreendedorismo. "Foi muito satisfatório trabalhar o JEPP com os estudantes, nós vimos que eles estavam muito empolgados com iniciativa e com toda a preparação das atividades. Além disso, eles estavam muito determinados na organização da feirinha, prepararam diversos doces e brinquedos para a data. Foi empolgante ver que as crianças estavam com muita vontade de concretizar esse trabalho", comentou Maria Sônia.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.