Publicado em 11/10/2022 às 00:18, Atualizado em 11/10/2022 às 04:27

Consumo na Ponta do Lápis: projeto do Procon contempla estudantes da Escola Jan Antonin Bata

Iniciativa promove educação para o consumo com foco nos direitos e deveres de consumidores e fornecedores

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Em Batayporã, equipe do Procon Estadual contemplou público adolescente e abordou situações corriqueiras nas relações de consumo. Foto: Prefeitura de Batayporã.

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul (Procon-MS) realizou durante a última semana em Batayporã mais uma ação do projeto ‘Consumo na Ponta do Lápis’. Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Jan Antonin Bata receberam servidores do órgão para orientações com foco no direito do consumidor.

Conforme explica a assessoria da superintendência, “o projeto faz parte do Contrato de Gestão do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e visa atender as principais diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê a Educação para o Consumo como forma de conscientizar a comunidade sobre os direitos e deveres dos consumidores e fornecedores”.

A equipe do Estado trabalhou em parceria com o Procon Municipal. A coordenadora Eduarda Soares Pinheiro dos Santos explicou o objetivo da ação desempenhada em Batayporã.

Ao lado das equipes do Estado e do Município, secretária Luciane Caldeira elogiou atuação dos técnicos do Procon. Foto: Prefeitura de Batayporã.

“O ‘Consumo na Ponta do Lápis’ é desenvolvido pelo Procon Estadual, com apoio do superintendente Rodrigo Vaz, e visa trabalhar os direitos do consumidor explicando princípios básicos. Entre os adolescentes, por exemplo, foi citado o direito da troca de produtos de internet, o conhecido troco com bala, que é uma prática comum em Batayporã e que o consumidor não precisa aceitar, entre outras situações”, detalhou.

A secretária municipal de Governo, Luciane Caldeira, acompanhou a palestra e comentou a ação. “O foco que a equipe adotou foi muito interessante. Essas informações são relevantes para todos e, no contexto dos adolescentes, fazem muita diferença porque eles são um público que lidam com relações de consumo cada vez mais modernas”, pontuou a gestora.

Serviço

O Procon de Batayporã está localizado na Avenida Antônia Spinosa Mustafá, 1374. O horário de atendimento vai das 7h às 13h e o telefone para contato é o (67) 3443 1164.