Publicado em 07/09/2022 às 22:09, Atualizado em 08/09/2022 às 02:17

‘Do sertão à viagem ao céu’, peça infantil da escola Anízio representa Batayporã no Fetran

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Adaptação acrescentou elementos modernos e mágicos ao enredo inspirado em 'O Auto da Compadecida". Foto: Jeferson Souza.

A Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva foi a representante de Batayporã na categoria infantil da 12ª edição do Festival Estudantil de Teatro para o Trânsito de Mato Grosso do Sul (Fetran/MS), promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A peça ‘Do Sertão à Viagem ao Céu’ foi encenada na noite desta quarta-feira (7), no Centro de Cultura Haroldo Lobo Ruiz.

Neste ano, o Fetran traz a temática ‘Não podemos prever o futuro para o trânsito, mas podemos fazer a diferença com nossas atitudes’ e comporta 87 espetáculos em todo o Estado. Em Batayporã, o trabalho pedagógico foi coordenado pela professora Ana Cláudia Marchet e a responsável pelo departamento de Cultura, Jaqueline Souza. Juntamente com a equipe parceira, as profissionais e os estudantes desenvolveram a peça ‘Do Sertão à Viagem ao Céu’.

Prefeito Germino Roz e demais representantes destacaram papel da arte na formação dos estudantes. Foto: Jeferson Souza.

Em tom cômico, o texto apresenta uma adaptação da conhecida peça ‘O Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna, acrescido de elementos modernos e mágicos. Além da dedicação dos alunos atores, o figurino da peça foi destaque na produção, com criatividade e riqueza de detalhes.

Durante a abertura do evento, o prefeito Germino Roz e a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Fernanda Scarlat, ressaltaram o valor dos projetos culturais. “Eu venho do teatro, e o teatro está inserido num contexto cultural, artístico. Esse meio tem o poder de entranhar nas nossas almas aprendizagens para a vida inteira e, aqui, vemos isso ainda mais, com um tema de tamanha repercussão, que é a segurança no trânsito”, analisou Germino.

Atores dedicados: estudantes demonstraram habilidades cênicas com presença de palco e sotaque marcante: Foto: Jeferson Souza.

O representante da PRF, inspetor Delcio Delmar Buss, também fez sua avaliação sobre a iniciativa. “Sabemos o que a arte significa para essas crianças. O apoio que as prefeituras, a Secretaria de Estado e as secretarias municipais de educação nos dá é fundamental para nos ajudar a promover uma real mudança no trânsito”, comentou Buss.

Conforme explicou o chefe do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran) da PRF, inspetor Lucas Neto, cada peça é avaliada por uma comissão julgadora, que leva em consideração três critérios: pedagógico, cênico e de legislação (pertinente ao Código de Trânsito Brasileiro). No momento, a PRF finaliza a etapa das seletivas regionais.

Inspetor da PRF, Lucas Neto, professora Ana Cláudia e responsável pelo departamento de Cultura, Jaqueline Souza, posam junto ao elenco mirim. Foto: Jeferson Souza.