Publicado em 24/11/2022 às 12:36, Atualizado em 24/11/2022 às 16:44

Feira do Saber, projeto Educar PRF e Benteca: Batayporã promoveu mostras pedagógicas na Educação Infantil

Eventos reuniram famílias para conferir trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Cb image default
Famílias acompanharam as crianças e puderam prestigiar trabalhos produzidos ao longo do ano. Foto: Maicon Araújo.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Batayporã promoveu ampla programação nas escolas Shiozo Takahashi e Benedita Figueiró de Oliveira na última terça-feira (23). As duas unidades de Educação Infantil sediaram a 1ª Feira do Saber e exposição dos trabalhos do projeto Educar PRF. Na escola Benedita Figueiró, houve ainda o encerramento do projeto Benteca, com foco no meio ambiente.

Com a participação dos pais e de toda a comunidade escolar, a Feira do Saber expôs a produção dos estudantes realizada ao longo do ano letivo, com diversidade de temas e recursos. A ocasião buscou integrar escola e família, além de demonstrar de forma prática parte do resultado das aprendizagens dos estudantes.

Cb image default
Representantes locais e da PRF foram recepcionados pelas equipes gestoras. Foto: Maicon Araújo.
Cb image default
Nas salas de aula, professoras explicam atividades e mostram recursos. Foto: Maicon Araújo.

Durante a feira, também foram expostos os trabalhos de Educação para o Trânsito, incentivados por meio do projeto Educar PRF, iniciativa desempenhada em parceria com Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso do Sul. A mostra foi acompanhada pelos inspetores da PRF, Ademir Boaro e Nelson Mormito, que visitaram todas as salas de aula e docentes nas duas unidades de ensino.

Na escola Shiozo Takahashi, a professora Thaíssa Giacomini, do maternal II, foi uma das educadoras que expuseram as atividades elaboradas “Nós montamos um cenário, de forma bem lúdica, e explicamos a sinalização de trânsito, como o semáforo, placas de pare, faixa de pedestre, placa de estacionamento, entre outras. As crianças fizeram o circuito interpretando a sinalização”, detalhou a docente.

Cb image default
Professora Thaíssa fez registro fotográfico das atividades de educação para o trânsito. Foto: Maicon Araújo.

Foi possível conferir diversas estratégias, como trabalhos manuais, cenários, interpretação de histórias e músicas. Para os inspetores, ambas as escolas apresentaram trabalhos de destaque. “Chamou a atenção como as professoras aliaram o desenvolvimento infantil à educação no trânsito. Elas criaram recursos com muita criatividade, foram atividades de excelência”, afirmou Boaro.

Benteca: projeto une educação ambiental e financeira

Na Escola Benedita Figueiró de Oliveira, o encerramento do projeto Benteca também se destacou durante a Feira do Saber. A iniciativa foi lançada ainda no mês de junho, na Semana do Meio Ambiente, quando as escolas receberam bags ecológicas para coletar plásticos recicláveis.

Os estudantes foram incentivados a arrecadar a maior quantidade possível de material plástico reciclável. A ação foi recompensada proporcionalmente com a moeda interna “Benteca”, um dinheirinho para ser utilizado em compras na própria escola. A escola organizou um bazar e os alunos puderam comprar doces e brinquedos de acordo com o total arrecadado por cada um. 

Cb image default
Dentre os temas abordados na escola, comunidade da Shiozo Takahashi já destaca clima de Copa do Mundo. Foto: Maicon Araújo.
Cb image default
Rosana acompanhou o filho Luiz, que adquiriu motinho com a Benteca. Foto: Maicon Araújo.

O projeto foi bem recebido por familiares. Foi o caso da lavradora Rosana Gonçalves dos Santos, que acompanhou o filho Luiz Henrique, de seis anos, estudante da pré-escola II. Ao lado da mãe, Luiz exibiu contente a miniatura de motocicleta adquirida com a benteca. “Eu gostei do projeto. Ele comprou essa motinho. Eu ajudei com a reciclagem, mas deveria até ter trazido mais plástico para ele comprar mais brinquedos”, comentou Rosana.

Com um mini-celular de brinquedo e um tamborzinho, Keylor e Kemily , de 3 e 2 anos, disputavam a atenção da mãe, a cabeleireira Milena Melo dos Santos. Com a ajuda dos pais, a duplinha arrecadou uma bag cheia de embalagens plásticas. “Nós juntamos principalmente garrafas. Achei um incentivo muito bom para as crianças, que entendem desde pequenas o dinheirinho”, comentou Milena.

Cb image default
Dinheirinho: crianças adquiriram doces e brinquedos conforme recompensa por arrecadação de recicláveis. Foto: Maicon Araújo.

A secretária de Educação, Fernanda Scarlat, ressaltou as possibilidades de aplicação do projeto. “As crianças aprendem sobre preservação ambiental, contribuem com a coleta seletiva, e aprendem sobre Educação Financeira, que é outro tema transversal presente na nossa Base Nacional Curricular Comum, a BNCC”, ressaltou a gestora. A secretária elogiou as equipes das escolas. “As feiras estão lindas e nós saímos com o coração cheio de gratidão pelo empenho com nossas crianças. Estão todos de parabéns”, finalizou.