30/04/2018 às 09:00, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Smec apresenta relatório de avaliação do PME em audiência pública

Evento teve como objetivo apresentar quais estratégias correspondentes a cada meta já foram cumpridas

Sônia Nantes abriu o evento destacando a importância do PME para alcançar uma educação de qualidade

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), de Batayporã, apresentou em audiência pública, realizada na última sexta-feira (27), a versão preliminar do relatório de avaliação do Plano Municipal de Educação (PME).

O evento teve como objetivo a prestação de contas das ações realizadas no período que compreende os exercícios de 2016 e 2017, em cumprimento com a Lei 1100/2015, que aprovou o PME pelos próximos dez anos.

Realizada na Câmara Municipal, a audiência contou com a participação de profissionais da educação, servidores das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, representantes do Poder Público e da sociedade civil, além do secretário de Esportes e Lazer, Junior César, e dos vereadores Danilo Enz e Samuel Macedo.

Ao abrir o evento, a secretária de Educação e Cultura, Sonia Nantes, também representando o prefeito Jorge Takahashi, ressaltou que é através da avaliação do PME que é possível saber se está no caminho certo, pois é através desse documento que as ações da educação batayporaense serão norteadas até 2024.

Audiência lotou a Câmara Municipal com a presença de profissionais da educação e representantes da sociedade civil. Fotos: Assessoria PMB

“A educação é o maior pilar de qualquer sociedade e, desejo que Batayporã daqui alguns anos seja reflexo desse plano alcançando, se possível, todas as metas estipuladas”, sublinhou a Gestora.

Na sequência, o relatório de avaliação foi apresentado pela responsável pelo monitoramento do PME, Lindalva Teixeira da Silva, a qual explanou sobre os estudos realizados pela Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano e por uma equipe técnica, sobre as 20 metas contidas no documento, estratégias, prazos e indicadores apontados através da realização de estudos.

Após a explanação, todos os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as etapas de elaboração do PME, como também puderam contribuir com sugestões para alcançar as metas e estratégias do documento ao longo dos próximos anos.

O que é PME? – Elaborado e aprovado em 14 de julho de 2015, o Plano Municipal de Educação é um documento que define 20 metas e 333 estratégias que deverão ser cumpridas ao longo dos próximos dez anos. Para cada meta foi estabelecido um indicador em números percentuais e para cada estratégia foi estabelecido um prazo, sendo que, para algumas, o prazo de cumprimento estava determinado para os primeiros anos, enquanto que, para outras, o prazo se estendia um pouco mais.