Publicado em 26/10/2022 às 10:03, Atualizado em 26/10/2022 às 15:01

Atleta de Batayporã representará MS nos Jogos Escolares Brasileiros, no Rio de Janeiro

Campeão de karatê é o primeiro desportista de Batayporã classificado para a etapa nacional da competição

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Kauã: "estou orgulhoso por representar minha cidade, minha escola, meu Estado". Foto: Maicon Araújo.

O estudante Kauã Alves, de 14 anos, representará Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros, que serão realizados no Rio de Janeiro entre os dias 31 de outubro e 14 de novembro. Campeão de karatê nos Jogos Escolares da Juventude de MS, o atleta é o primeiro de Batayporã a participar da etapa nacional. Em toda a história da competição, nenhum outro desportista do município, entre todas as modalidades, havia alcançado a classificação.

Kauã pratica o esporte desde os cinco anos e, em 2018, passou a integrar o elenco de atletas da Academia Shobukan Karatê-Do, filiada à Federação de Karatê de MS e liderada pela sensei Vanessa Mota. Os treinos constantes resultaram no ótimo desempenho na etapa estadual, quando levou o primeiro lugar na categoria para caratecas de 12 a 14 anos. O resultado rendeu a convocação para os jogos nacionais, onde Kauã será acompanhado pelo técnico designado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Ademilson Pereira, de Três Lagoas.

Com semblante sereno, o estudante relatou sua reação à notícia. “Quando eu ganhei os jogos lá em Campo Grande, eu me senti confiante e, quando me chamaram para o brasileiro, eu fiquei muito feliz em representar minha escola, minha cidade, meu Estado e mostrar minha história”, contou. No momento, o carateca se concentra em manter-se saudável e concentrado na competição. “Estou me esforçando para evoluir, chegar lá, pisar no tatame e mostrar para o meu oponente o que eu sou capaz”, complementou..

Segundo a sensei Vanessa Mota, estudante tem potencial para a Seleção Brasileira de Karatê. Foto: Maicon Araújo.

Meta: seleção brasileira

Segundo a sensei Vanessa Mota, Kauã é um aluno disciplinado. “É um menino muito dedicado, quase não falta aos treinos. É o primeiro a chegar à academia e o último a sair”, descreveu a treinadora. A sensei contou ainda que os atletas de alto rendimento, como Kauã, treinam em horários específicos com estratégias de preparação para competições, sejam de nível municipal, estadual ou nacional. O desempenho se converteu na meta da academia: “a gente vem com um preparo para que, tanto o Kauã quanto outros atletas, entrem na Seleção Brasileira até o ano que vem para o Campeonato Sul-americano ou até mesmo o Mundial”, revelou Vanessa.

Ainda de acordo com a sensei, o nível dos atletas de Batayporã e a experiência profissional da treinadora são fatores que ajudam a destacar os competidores. Vanessa Mota foi campeã brasileira em 1996 e integrou a Seleção Brasileira de Karatê de 1997 a 2000, ano em foi campeã sul-americana. A sensei também foi membro da equipe do Vasco.

Ao lado de atletas experientes e iniciantes, Kauã, que por ora cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Braz Sinigáglia, procura lidar com as expectativas com muito foco, mas sem perder a tranquilidade: “eu só faço uma oração, respiro fundo, medito antes de competir para dar tudo certo e eu me concentrar naquilo que eu vou fazer”, finalizou o carateca.