Publicado em 27/10/2022 às 11:04, Atualizado em 27/10/2022 às 15:11

Prefeitura inaugura Arena Esportiva e homenageia professor de Educação Física do município

Espaço para desporto e lazer tem investimentos de cerca de R$ 404 mil oriundos do Governo Estadual; arena leva o nome do professor de Educação Física, Paulo Takashi Itada

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Com gramado sintético, arquibancada e iluminação de led, arena tem estrutura para futebol society e basquete 3X3. Foto: Jeferson Souza.

A Prefeitura de Batayporã inaugurou durante a noite da última quarta-feira (26) a Arena Esportiva Paulo Takashi Itada. Com gramado sintético, arquibancadas e iluminação de led, a arena representa um investimento de mais de R$ 404 mil do Governo Estadual por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). O espaço, que conta com estrutura completa para futebol society e basquete 3X3, homenageia o professor de Educação Física que exerceu a profissão por décadas no município e faleceu em 2009.

Os familiares do professor, sua esposa Ortenildes Souza Pacheco Itada e o filho, Paulo Itada Junior, receberam a homenagem in memorian e integraram o ato solene de inauguração. O momento também contou com a participação do prefeito Germino Roz, primeira-dama Thayse Melo, vice-prefeito Cacildo Paião, do representante da Fundesporte, Silvano Luiz Rech, vereadores e secretários municipais.

Memória: familiares do professor Paulo Itada receberam certificado de homenagem in memorian. Foto: Maicon Araújo.

A instalação poliesportiva ainda estreou duas partidas de futebol entre as equipes ‘Amigos do Germino’, formada por servidores da Prefeitura, e o time de servidores da Câmara Municipal, e com os alunos da Escolinha de Futebol da Secel, coordenados pelo professor Jean Ricardo e pelo auxiliar Gabriel Krueger.

Investimento

O prefeito Germino Roz destacou os investimentos do Estado. “Esse projeto foi executado com muita seriedade e qualidade. Sempre fomos muito bem recebidos e bem atendidos em nossas solicitações e o resultado é uma obra de grande relevância para o município. É um espaço completo que poderá ser desfrutado por todos e fará muita diferença na promoção do esporte e lazer em Batayporã”, pontuou.

Bola rolando: partida de futebol entre crianças estreou gramado da arena. Foto: Maicon Araújo.
Durante solenidade, gestores destacaram parceria com o Governo do Estado. Foto: Maicon Araújo.

O gerente-geral de Planejamento de Atividades Esportivas da Fundesporte, Silvano Luiz Rech, relatou que a Arena Esportiva de Batayporã é a 35ª inaugurada no Estado. A meta é que os 79 municípios recebam a instalação. “Batayporã sempre se destacou pela agilidade nos processos e pelo olhar atento ao projeto. Recebemos o prefeito Germino por diversas vezes para acompanhar o andamento da arena. É importante frisar que essa iniciativa se tornou referência, inclusive, para projetos esportivos internacionais”, descreveu o gestor.

Memória

A vida dedicada ao esporte e ao ensino da Educação Física motivou a homenagem do Poder Executivo ao professor Paulo Takashi Itada. Segundo sua esposa, Ortenildes, o professor Paulo iniciou sua trajetória em Batayporã quando o município acabara de completar 15 anos.

“Batayporã era uma debutante. Lembro que naquela época, o trabalho era muito dificultoso. Ele recebia materiais de segunda mão e consertava para poder lecionar. Ele dava aula para muitos alunos e amava o esporte. O Paulo sempre lutou pelo município”, relembrou Ortenildes.

“É uma justíssima homenagem. O professor Paulo foi um profissional muito sensível e atento aos estudantes. Ele possuía o dom de compreender o potencial de cada um. Com certeza seu legado faz muita diferença ao esporte de Batayporã”, finalizou o prefeito Germino Roz.

Foto: Jeferson Souza