Publicado em 26/09/2022 às 10:49, Atualizado em 26/09/2022 às 14:54

Formatura do Proerd em Batayporã destaca participação das famílias e premia redações de estudantes

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Instrutora Marcia Breguedo e estudantes agitaram a Câmara com a Canção do Proerd, clássico do programa desde a década de 90. Foto: Jeferson Souza.

Mais cinco turmas do quinto ano do Ensino Fundamental concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Batayporã. Na última sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (Secel) realizou a solenidade de formatura com as turmas das escolas Anízio Teixeira da Silva, Braz Sinigáglia e Jan Antonin Bata.

Na ocasião, ainda foram premiadas as três melhores redações produzidas pelos estudantes com um relato geral sobre o aprendizado adquirido ao longo do programa, que tem por diretriz o combate às drogas e ao bullying. A solenidade lotou a Câmara Municipal com a presença da comunidade escolar e familiares dos alunos.

Os gestores enfatizaram a adesão das famílias à iniciativa. A titular da Secel, Fernanda Scarlat, agradeceu a presença dos pais dos estudantes e o engajamento da equipe de trabalho. “É muito importante termos esse envolvimento com as famílias presentes. Parabenizo a todos que se esforçaram para estarem aqui prestigiando seus filhos e também à equipe que trabalhou para promover esse evento tão lindo”, pontuou Fernanda.

Formandos receberam certificado de conclusão e declararam compromisso pessoal no combate às drogas e ao bullying. Foto: Jeferson Souza.

O prefeito Germino Roz ratificou a mensagem da secretária. “Estamos formando valores, princípios que serão base para uma vida toda. Precisamos unir esforços contra as drogas, pois elas deixam um rastro de destruição e não trazem benefício algum”, complementou o chefe do Executivo.

O representante do 8º Batalhão da Polícia Militar em Nova Andradina, major Teodoro Caramalac Neto, o comandante da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos de Campo Grande, Thony Audry Lima Zerloti, o comandante do 4º Pelotão de PM de Batayporã, Jaferson Belardo, o delegado de Polícia Civil, Caio Bazoti, o vice-prefeito Cacildo Paião e o presidente da Câmara, João Paulo Souza, também acompanharam a formatura e destacaram a atuação da instrutora do Proerd, cabo Marcia Breguedo.

Apresentações culturais

As crianças realizaram apresentações especiais. A Escola Estadual Jan Antonin Bata levou ao plenário a interpretação da canção ‘A Paz’, adaptação do grupo Roupa Nova para a música Heal the world, de Michael Jackson. A Escola Anízio Teixeira trouxe a conhecida canção Chalana, de Mario Zan e Arlindo Pinto, na voz de Sérgio Reis, com coreografia acrescida por um figurino que remete à fauna pantaneira. Já os estudantes da Escola Braz Sinigáglia encenaram mensagem de combate às drogas a partir da canção Droga Mata, com a cantora Cláudia Leitte.

Autores destaque receberam medalhas de honra ao mérito. Foto: Jeferson Souza.

Medalhas

O reconhecimento pelo empenho na produção textual foi marcado pela entrega de medalhas de honra ao mérito. Foram premiados em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, os seguintes autores:

Escola Anízio Teixeira da Silva:

5º ano A

Maria Vitória de Souza, Gerson Murilo Araújo Fernandes e Luan Eduardo Prieto Antunes.

5º ano B

Renata Ramos de Souza, Gabriel Arcanjo Nascimento, Dulce Maria Fernandes.

5º ano C

Gabriely Ramo Zeferino, Mirella Alves Pereira, Vitória Belmonte Paes.

Escola Estadual Braz Sinigáglia:

Gustavo Henrique de Souza Vidoto, Julia Ferreira Silva, Kailany Borges Claro Albarado.

Escola Estadual Jan Antonin Bata:

Maria Valentina Madarin, Ketelyn Cristina Almeida dos Santos e Kauã Amaro de Oliveira.

Ensinando a dizer não

Para encerrar a formatura, os estudantes e a instrutora do Proerd cantaram e dançaram a clássica Canção do Proerd. Com tom lúdico, a trilha chama a atenção para o fator autonomia na decisão de resistir às drogas. A canção embala o programa desde sua implementação no Brasil, em 1992, no Rio de Janeiro, e foi composta pelo sargento Cláudio Coutinho dos Santos.