13/10/2022 às 10:00, Atualizado em 13/10/2022 às 10:06

Equipes da Prefeitura realizam força-tarefa para diminuir transtornos ocasionados por alagamento

Após chuva de 120 milímetros, região central de Batayporã foi a mais afetada pela cheia da Lagoa do Sapo

Retirada de entulho e desobstrução de bocas de lobo e galerias tem mobilizado servidores. Foto: Maicon Araújo/ Prefeitura de Batayporã.

A Prefeitura de Batayporã mobiliza equipes da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente nos trabalhos de limpeza e manutenção após o alagamento ocasionado pelas chuvas da última quarta-feira (12). Segundo a Defesa Civil do município, foram cerca de 120 milímetros. O volume significativo resultou na cheia da Lagoa do Sapo, responsável por receber maior parte das águas pluviais na cidade.

A região do centro foi a mais atingida. Nesta quinta-feira (13), boa parte das ações se concentra na retirada da lama, entulho e na lavagem das vias com utilização de caminhão-pipa. A desobstrução de bocas de lobo e galerias é outro foco dos trabalhos.

“Desde ontem, temos feito nosso melhor para diminuir esses transtornos. Priorizamos a segurança das famílias, junto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros e, agora, nos concentramos na limpeza. Nosso objetivo é auxiliar a população e também evitar mais alagamentos dessa proporção, já que a chuva continua”, detalhou o prefeito Germino Roz.

Nos pontos mais críticos, lama é retirada com caminhão-pipa. Foto: Maicon Araújo/ Prefeitura de Batayporã.

Na zona rural, também há equipes atuando na sinalização das estradas que foram comprometidas e na adequação dos trechos. “Nosso maquinário foi mobilizado para essas áreas. Porém, alguns trechos dependem da intervenção da Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos), a exemplo do cascalho da MS-134. Estamos em contato e dando máximo apoio aos serviços”, complementou o chefe do Executivo.

Solução efetiva

Problema crônico de Batayporã, a drenagem urbana caminha para receber uma solução efetiva. No início do mês, a Prefeitura concluiu a licitação para elaboração de projeto executivo de drenagem e infraestrutura urbana com vistas ao controle de enchentes na região da Lagoa do Sapo. Realizada na modalidade de tomada de preços, a proposta vencedora apresentou o valor total de R$ 666.633,52, e será desempenhada pela empresa Schettini Engenharia Ltda.