Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

03/10/2021 às 13:45, Atualizado em 03/10/2021 às 13:46

NOTA OFICIAL

Em face das recentes declarações do vereador de Nova Andradina, Deildo Piscineiro (PSDB), sobre a Lagoa do Sapo, ponto histórico de Batayporã e parte da identidade local, a qual o edil classificou como “chiqueiro”, a Prefeitura de Batayporã vem enfatizar que:

- primeiramente, lamenta o tom extremamente pejorativo com que tal parlamentar se manifestou. Esta Administração acredita que o Poder Legislativo é fundamental na representação cidadã. Portanto, não julga aceitável este tipo de comportamento vindo de um representante eleito para, dentre outras atribuições, defender os direitos da população de seu município. Ressalta-se ainda, que a manifestação vem de um representante do município vizinho, Nova Andradina, referência regional, onde vários atores políticos se esforçam para pactuar o desenvolvimento de todo Vale do Ivinhema. Tal atitude revela o despreparo do parlamentar ocasionando uma crise desnecessária entre as duas cidades caso não tivéssemos o bom senso de compreender que certamente a fala do vereador não deve se estender aos nova-andradinenses bem intencionados.

- Em segundo, reforçamos que Batayporã é conhecida pelo apreço à sua história e memória. A Lagoa do Sapo vem passando por intervenções desde o início da atual gestão com o intuito de preservar a biodiversidade que ela abriga, a exemplo dos pássaros, demais animais silvestres e peixes, além de conter as ocasionais enxurradas, que até então se deviam em muito à negligência do Poder Público. Este quadro está sendo sanado graças ao compromisso do Executivo, inclusive, reconhecido por aqueles que aqui vivem, trabalham e se importam com o progresso de Batayporã.

Desde o início do ano, a Lagoa do Sapo vem passando por intervenções. A Administração ampliou a capacidade de drenagem com a instalação de tubulação para sete valetas. Na sequência, fizemos uma grande operação com a retirada de mais de 1.500 caminhões de lama e dejetos, limpeza esta que proporcionou mais profundidade à lagoa e consequente limpidez da água. Trabalho executado com recursos próprios.

A lagoa foi impactada pelo período de estiagem que assola todo o País. Um fenômeno natural que foi amenizado pelas chuvas deste fim de semana. Motivo este que nos fez adiantar o cercamento da mesma, pois não queremos acidentes envolvendo nossos munícipes, uma vez que a profundidade da lagoa aumentou.

Agora, a localidade, que está com a manutenção em dia, também é alvo de projetos promissores que serão anunciados oportunamente. Por enquanto, nossa comunidade segue apreciando a beleza que a Lagoa do Sapo exala, como a revoada das garças. Orgulhamo-nos dela.

Por fim, voltamos a lamentar o episódio envolvendo o vereador Deildo Piscineiro e esperamos a devida retratação do mesmo.

Batayporã, 3 de outubro de 2021.

Poder Executivo Municipal