Publicado em 30/03/2021 às 08:32, Atualizado em 30/03/2021 às 16:16

Transparência: Prefeitura compartilha com a Câmara acesso à Plataforma +Brasil

Ferramenta do Ministério da Economia reúne todas as informações de processos de transferências voluntárias da União

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Batayporã
Cb image default
Funcionária da Prefeitura executa assessoria técnica para operacionalização da plataforma. Foto: Fernanda Marques

A Prefeitura de Batayporã realizou mais uma ação para ampliar os mecanismos de transparência da Administração. Agora, a Câmara Municipal tem acesso às áreas até então restritas da gerência de projetos via Plataforma +Brasil, uma ferramenta do Ministério da Economia para a gestão de convênios e contratos de repasse. O login da plataforma foi compartilhado espontaneamente pelo Executivo.

“Essa medida tem dois focos: o primeiro é mostrar todo o trâmite legal para a solicitação e gestão dos repasses da União e, o segundo, é facilitar a articulação política junto às lideranças federais e estaduais. Com o acesso direto, os vereadores podem representar uma força a mais na captação de recursos para o município”, esclareceu o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Gabriel Boffo.

Para o presidente da Casa de Leis, João Paulo Souza (PODE), o acesso à plataforma é um instrumento para colaborar com os projetos oriundos de emendas e proporciona mais propriedade para fiscalizar. “Isso nunca tinha acontecido na história do município. Ainda estou aprendendo, mas a plataforma nos ajuda a ter uma justa cobrança com os responsáveis por cumprir esses prazos das emendas e projetos”, pontuou o parlamentar. Atualmente, o presidente recebe assessoria técnica dos funcionários da Prefeitura para operar a plataforma.

Conforme o Ministério da Economia, a Plataforma +Brasil agrega todo o ciclo de vida dos convênios, contratos de repasse e termos de parceria, onde são registrados os atos, desde a formalização da proposta até a prestação de contas final. A ferramenta foi aprimorada para promover otimização dos gastos de recursos públicos e ampliar o monitoramento digital da execução das políticas públicas com vistas ao controle social.

Para o prefeito Germino Roz (PSDB), o acesso compartilhado fortalece o trabalho do Executivo e do Legislativo. “Quem ganha diretamente com isso é a população. Um dos princípios do nosso governo é a transparência e, agora, os vereadores poderão esclarecer dúvidas e acompanhar os trâmites de forma mais ágil. Isso diminui a demanda do Executivo e mostra que não temos nenhum problema em tornar esses processos públicos”, descreveu