Publicado em 08/09/2022 às 14:22, Atualizado em 08/09/2022 às 18:26

Agehab realiza sorteio do Lote Urbanizado; confira os contemplados em Batayporã

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Em Campo Grande, gestores mostraram ao vivo dinâmica do sorteio e destacaram mecanismo de transparência. Foto: Prefeitura de Batayporã.

A Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) realizou nesta quinta-feira (8), em Campo Grande, o sorteio dos contemplados pelo Programa Lote Urbanizado. Em Batayporã são 16 beneficiários. Todo o processo de seleção e automatização do sorteio foi conduzido pela Agehab. A Prefeitura realizou a transmissão da dinâmica via Facebook.

Os sorteados devem procurar o setor de Habitação, da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) para orientações e prosseguimento no programa. Conforme a lista divulgada pela Agehab, os beneficiários são os seguintes:

Iolanda Dias de Souza Alves (cotista); Graciele Santulin da Silva (cotista); Daniela Aparecida da Silva Duarte (cotista); Ramona Aparecida Dias Prieto; Daniela da Silva dos Santos; Gleissi Maria dos Santos Monis; Ana Paula Lopes Roberto; Marcilene Ferreira de Jesus; Maria Aparecida dos Santos; Zilda Aparecida dos Santos; Cleide Aparecida Amaro dos Santos; Izabel Monteiro da Rocha; Rosana Ramos da Silva; Jussara Aparecida da Luz; Elvira do Carmo da Cruz; Luzineide Moreno da Silva. Confira a lista completa ao fim da matéria.

Vale destacar que o sorteio é realizado por meio de um programa de computador, que cruza automaticamente as informações dos candidatos presentes no cadastro e os critérios de pontuação da seleção estabelecidos pela Agehab, a exemplo das cotas sociais (duas para pessoas com deficiência física e uma para pessoa idosa). Ao todo, 80 nomes foram sorteados pelo sistema. Destes, 64 estão na chamada lista reserva, que pode contemplar os beneficiários de acordo com a ordem numérica caso algum dos 16 principais não cumpra os próximos requisitos do Lote Urbanizado.

Contemplado constrói a própria moradia a partir do lote já estruturado. Foto: Agehab

O prefeito Germino Roz esteve presente no sorteio juntamente com a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopes, e a responsável pelo Setor de Habitação de Batayporã, Franciele Farias Duarte. “Fizemos questão de fazer essa transmissão para as pessoas acompanharem e se certificarem que se trata de um processo sério e transparente. Não é o prefeito que escolhe, nem vereador que escolhe, como na antiga política. São critérios técnicos e o próprio software se encarrega de fazer essa seleção de acordo com os parâmetros do programa”, destacou Germino.

A diretora-presidente da Agehab complementou que todas as regras do programa foram discutidas pelo Conselho Estadual das Cidades e publicadas por portaria em Diário Oficial. Na ocasião, os gestores ainda anunciaram que o município está em fase de regularização para celebrar novos convênios do Lote Urbanizado e da Moradia Precária.

Lote Urbanizado

O Programa Lote Urbanizado funciona por meio de cooperação entre Estado e Prefeitura. Além do cadastro e encaminhamento dos candidatos, o município realiza a doação do terreno, que deve estar com a infraestrutura adequada, como as ligações para água, esgoto e energia elétrica. Com essas etapas regularizadas, cabe à Agehab selecionar os contemplados, edificar a base e primeira fiada de tijolos. A partir daí, o beneficiário deverá concluir a construção da moradia.