15/05/2023 às 09:55, Atualizado em 15/05/2023 às 09:59

Após articulação entre Prefeitura e Estado, Batayporã tem 16 lotes urbanizados em construção

Adesão ao programa da Agehab iniciou em março de 2021; terrenos foram doados pelo município

Articulação da Prefeitura com a Agehab começou em março de 2021; com a base pronta, beneficiários devem concluir a construção da moradia. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Foi iniciada recentemente a construção de 16 lotes urbanizados no loteamento urbano Pro-Vida, região da Vila Benedito Schaefer, em Batayporã. A medida é fruto de articulação do município com o Governo Estadual, por meio da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab).

De acordo com o Governo Estadual, o valor das obras é de R$ 291.324,00 e contempla a construção de 16 bases com área unitária de 42,56m². O prazo para execução é de 120 dias corridos.

O Programa Lote Urbanizado funciona por meio de cooperação entre Estado e Prefeitura. Além do cadastro e encaminhamento dos candidatos, o município realiza a doação do terreno, que deve estar com a infraestrutura adequada, como as ligações para água, esgoto e energia elétrica. Com essas etapas regularizadas, cabe à Agehab selecionar os contemplados, edificar a base e primeira fiada de tijolos. A partir daí, o beneficiário deverá concluir a construção da moradia.

O sorteio dos contemplados foi realizado em Campo Grande em setembro de 2022, mas as tratativas para adesão de Batayporã ao programa começaram ainda em 2021. Segundo o prefeito Germino Roz, a pauta era uma prioridade da Administração.

“Sei que 16 lotes podem parecer um número tímido, mas para um município que amargou anos e anos sem nenhum investimento em novas habitações, é algo muito importante. Continuamos empenhados em fortalecer nossa parceria com a Agehab para proporcionar mais avanços na área”, analisou Germino.

Contemplado recebe base pronta, com ligações para água, esgoto e energia elétrica, além da primeira fiada de tijolos. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.
Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.