03/03/2023 às 08:08, Atualizado em 03/03/2023 às 08:27

Com mais 84 entregas, Prefeitura e Agehab já proporcionam 354 regularizações de imóvel em Batayporã

Números correspondem aos últimos dois anos e parceria visa garantir a devida documentação aos beneficiários de programas habitacionais

Prefeito Germino ressaltou recentes ações em prol da Habitação e a articulação do município com vistas à construção de novas moradias. Foto: Maicon Araújo/ Prefeitura de Batayporã.
Diretora-presidente da Agehab destacou promoção da cidadania através dos processos de regularização. Foto: Maicon Araújo/ Prefeitura de Batayporã.

Na última quinta-feira (02), a Prefeitura de Batayporã, por meio do setor de Habitação da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta), e a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) realizaram a entrega de mais 84 certidões de regularização fundiária urbana a beneficiários de programas habitacionais.

A ação contempla moradores das vilas Militar, Cantidiano Duarte, Mustafá, Nídio Boffo, Maria Gonçalves, Antônia Nantes e Conjunto Pro Vida. Somada às entregas realizadas ao longo de 2021 e 2022, o município já promoveu 354 regularizações, todas devidamente encaminhadas aos titulares dos imóveis.

O prefeito Germino Roz e a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopes, conduziram a solenidade que foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença do vice-prefeito, Cacildo Paião, deputado estadual Amarildo Cruz, secretários municipais Renan Bom e Luciane Caldeira, responsável pelo setor de Habitação, Franciele Farias Duarte, representante do Governo Estadual, Marcio Andrade Pezão, vereadores João Paulo Souza, João Carlos, Henrique Bacatão, Vanderley do Ônibus, e da representante da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Luana Ruiz Silva.

Foto: Maicon Araújo/ Prefeitura de Batayporã.

Na ocasião, o prefeito Germino Roz ressaltou a articulação da Prefeitura com foco na liberação de áreas para a construção de unidades habitacionais e as ações já desempenhadas pelo Executivo Municipal. “Batayporã sofre com 12 anos sem nenhuma unidade nova. Precisamos urgentemente construir mais casas. Estamos tomando todas as providências para desapropriar algumas áreas. A parceria da Agehab é fundamental. Enquanto isso, seguimos avançando com o que já é possível”, analisou Germino.

Recentemente, o município e a Agehab promoveram o sorteio de 16 lotes urbanizados e realizaram a substituição de duas moradias em situação precária. O investimento nas duas construções soma cerca de R$ 173 mil. Os custos são divididos entre Prefeitura e Governo Estadual.

Adenilson José dos Santos: “estamos desde 2000 tentando fazer a escritura e agora conseguimos”. Foto: Maicon Araújo/ Prefeitura de Batayporã.
Equipe do Setor de Habitação tem se empenhado para dar celeridade aos processos de regularização. Foto: Maicon Araújo/ Prefeitura de Batayporã.

A diretora-presidente da Agehab destacou o empenho da equipe local para com as políticas de habitação. “Hoje estamos entregando cidadania à população, estamos garantindo direitos. Vejo uma gestão comprometida com as pessoas e, desde o começo de cada processo de regularização, percebo a atenção e preocupação dos servidores, que cuidam de cada detalhe para que nada dê errado”, pontuou.

Moradora da Vila Cantidiano Duarte há 32 anos, Sueli Lima Santos, que criou os filhos na mesma residência, descreveu a emoção de ter a posse da sua casa de papel passado. “Para mim é muito importante. Eu não tinha condições de fazer esse documento. Receber essa certidão é maravilhoso”, contou. A experiência também foi compartilhada pelo motorista Adenilson José dos Santos, que mora há 23 anos na Vila Mustafá. “Para minha família é um significado muito grande, desde 2000 estamos fazer essa escritura e agora nós conseguimos”, detalhou.