19/07/2018 às 11:13, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã reestrutura Serviço de Inspeção Municipal

Foto: PMB/SIM

Pensando em garantir ainda mais a qualidade dos produtos de origem animal comercializados dentro do município, a Prefeitura de Batayporã está reestruturando o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável.

Diante desse contexto, uma reunião foi realizada nesta semana com proprietários de casas de carnes, abatedouro frigorífico, entreposto de ovos e demais comerciantes que tenham interesse em aderir ao SIM, para informar sobre a nova forma de gestão e as mudanças das diretrizes do Serviço de Inspeção Municipal em decorrência da reinserção do município com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

Oportunidade em que o diretor do órgão em Batayporã, o médico veterinário Rafael Olegário, orientou os empreendedores quanto a Lei Municipal 768/2008, que instituiu e rege o SIM, bem como a Lei 919/2011 que estabelece taxas relacionadas ou decorrentes da atuação institucional do serviço de inspeção.

Representantes do Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale), o médico veterinário Erick Oliveira Brito e o diretor de Projetos, Diego Moreira da Silva, participaram do encontro e instruíram os empreendedores quanto ao cadastro e atualização dos estabelecimentos que possuem o selo de inspeção SIM.

Ao término da reunião, os empresários receberam documentos e formulários para atualização dos estabelecimentos já cadastrados e possível adesão.

O Diretor do SIM pondera que a reestruturação do órgão tem como proposta assegurar a qualidade dos produtos consumidos pela população, proporcionando confiança e segurança nos alimentos registrados e inspecionados. “Nossa intenção é acabar com produtos clandestinos e sem precedência no comércio local”, completou Olegário.