09/04/2019 às 08:59, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Empresas do setor elétrico geram empregos e fortalecem economia de Batayporã

Foto: Divulgação

Os ventos da retomada da economia sopram a favor de Batayporã. Desde 2015 o município sofre grande perda de renda e de postos de trabalho devido a paralisação das atividades da Minerva Foods, até então, maior geradora de empregos. Agora, experimenta a recuperação no setor elétrico.

O novo momento reflete a chegada de duas grandes empresas de transmissão e distribuição de energia. A NEOENERGIA e a ENGELMIG Transmissão e Distribuição decidiram gerar empregos em Batayporã e começam a operar no mês de junho. No total, serão criados cerca de 150 empregos diretos.

O empreendimento compreende 611 quilômetros de novas linhas de transmissão de energia elétrica de 230 kV no Estado. A construção irá iniciar em Porto Primavera, no Estado de São Paulo, e vai envolver nove municípios sul-mato-grossenses, como Batayporã, Nova Andradina, Ivinhema, Taquarussu, Dourados, Campo Grande, Terenos, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante.

Para as duas primeiras linhas de transmissão, que ligam Porto Primavera/SP a Rio Brilhante e Porto Primavera a Ivinhema, Batayporã está entre ambas as LT’s (linhas de transmissão), sendo esse um dos motivos por ser escolhida para ser sede do empreendimento.

Controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, a NEOENERGIA está presente em 18 estados e é uma companhia integrada de energia, atuando nos segmentos de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização, sendo responsável pelos investimentos em Mato Grosso do Sul.

Foto: Aline Leão/Assessoria PMB

Já a ENGELMIG, referência nacional em serviços especializados com construção e manutenção em Redes de Distribuição, Linhas de Transmissão e Subestações Energizadas e Desenergizadas até 230 kV e Leitura de Medidor de Energia, é a responsável pela execução dos serviços.

Na última semana, o prefeito Jorge Takahashi recebeu os representantes da ENGELMIG, Francisco Weber (engenheiro de Segurança do Trabalho), Alex Freire (técnico de Segurança do Trabalho), Fabrício Botelho (supervisor administrativo), e o representante da NEOENERGIA -contratante da ENGELMIG -, Evandro Luiz dos Santos. O objetivo do encontro foi estabelecer parceria entre as empresas e a Administração Municipal.

Realizada no gabinete do Executivo, a reunião contou com a presença dos vereadores Cacildo Paião, Danilo Enz, Mauricio Ribeiro, Maximo Carlos e Samuel Macedo, secretários municipais Marcela Leite (Saúde), Vanda Lúcia (Governo) e Dilmo Teixeira (Administração, Finanças e Planejamento), o comandante do Pelotão de Polícia Militar, 2º Tenente Doval Ferreira Garcia; e o coordenador municipal de Defesa Civil, Sidney Olegário.

Foto: Aline Leão/Assessoria PMB

O Chefe do Executivo garantiu total apoio ao grupo, destacando como positivo estabelecer contatos com empresas que venham trazer benefícios para o município. “Um empreendimento de grande envergadura como esse, que chega para fomentar a economia da cidade, trazendo benefícios que deverão incrementar a arrecadação de impostos do município e abrir postos de trabalho, terá todo respaldo necessário da nossa gestão”, afirmou Takahashi.

O Prefeito ressaltou que o desenvolvimento de Batayporã passa, prioritariamente, pelo avanço na geração de emprego e renda, na ampliação do mercado de trabalho, e isso só se dará com políticas de incentivo à instalação de novos empreendimentos.

Na ocasião, o representante da NEOENERGIA, Evandro Luiz dos Santos, destacou que a escolha por Batayporã como sede do empreendimento foi baseado pela sua localização estratégica, logística e desenvolvimento. “Batayporã tem uma localização privilegiada e está em desenvolvimento, e como estratégia da empresa o município foi escolhido”, afirmou.

Texto e fotos: Aline Leão/Assessoria PMB